Quinta-feira passada, retornando de um programa de índio (supermercado), noto um barulho que só não ocorria em ML, sendo que a frequência aumentava com a rotação… não deu outra, 1 ano e meio após a troca da polia+roda fônica, o problema retornou um pouco diferente, pois era só barulho, sem perda de força e motor morrendo (não forcei também).
Na sexta pela manhã comprei o conjunto e já ia trocando direto, mas aí eu comecei a matutar do motivo do problema… qualidade do material? Não me pareceu… aperto menor que o recomendado? Posso até dar a mão à palmatória, mas não 100%…
Bom, o que trava a polia dentada na roda fônica é um único pequeno ressalto, muito próximo ao centro do eixo do VB, com altura de quase a metade da chapa da roda fônica (onde tem a cava), o momento de força ali é bem grande um pequeno peso no conjunto de acessórios (alternador, bomba do DH e compressor do AC, pode ficar meio que no limiar da resistência dos materiais e qualquer diferença pode motivar a destruição de um ou de outro (normalmente de ambos).
No tópico que fiz lá em Fev/20, o Fernando 4100, disse ter feito um trabalho de preenchimento com solda, recuperando a cava da roda fônica… mas na polia dentada não, e é bem provável que volte a dar problema, pois nada foi melhorado, apenas refeito.
Pensando um pouco mais em como melhorar o travamento de uma peça na outra, me veio a ideia de colocar pinos na polia dentada, travando na roda fônica, só dependia da dureza das peças, pois há limites para uma broca, mesmo que de HSS… aí só diamantada, coisa que não tenho e cara… mas para minha surpresa, ao tentar furar, foi muito fácil!!!
(*) https://www.corsaclube.com.br/viewtopic ... 7&t=113250
As peças foram bem limpas e coladas com ciano acrilato (Super Bonder), considerando a posição exata como se novas fossem… em seguida foram feitos 3 furos na medida de 6mm (que era um eixo que já tinha em minha sucata), os furos não foram passantes, foi um pouco além da metade da espessura da polia dentada e os eixos foram cortados (esmerilhados) para ficarem com menos de 1mm da face de encosto da arruelona, para não interferir no aperto.
Seguem as fotos…
Do problema...
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Da folga...
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Eixos preparados...
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Dos furos feitos com as peças sincronizadas e coladas...
![Imagem](https://www.corsaclube.com.br/ext/dmzx/imageupload/files/17e95aa283f73929d802b9ba3ddabc28.jpg)
Como ficaram os furos na dentada...
![Imagem](https://www.corsaclube.com.br/ext/dmzx/imageupload/files/09a4d7ba22825bb0742e0ef9d1588e12.jpg)
Testando a junção das peças com os eixos trava...
![Imagem](https://www.corsaclube.com.br/ext/dmzx/imageupload/files/fa530aa89306d61c7192f9a0246747eb.jpg)
Colocação no motor...
![Imagem](https://www.corsaclube.com.br/ext/dmzx/imageupload/files/dcad990fe84203e70e61b409598b6e7d.jpg)
Com as travas colocadas (as 3), a folga entre a dentada e a fônica ficou menor que nas peças novas...
Os eixos entraram na dentada com uma leve pressão e devem ficar com o diâmetro uns décimos menor que a furação na fônica, de modo a que ela saia sem que a dentada venha junto (no caso de uma manutenção futura)...para isso, bastou lixar apenas a parte que sai da polia dentada.
Gostei da solução teórica e espero que na prática se confirme...