[DÚVIDA] - O q ajustar no Corsa Sedan 1.0 MPFI?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
phturbo
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Terça-feira 26 2009f Maio 2009 08:08:36 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - O q ajustar no Corsa Sedan 1.0 MPFI?

Mensagem por phturbo »

Boa noite a Toda Galera do CC.

Vamos direto ao o assunto, meu carro e um corsa sedan 1.0 MPFI 2002 Milenium com :

Cabeçote Taxado +/- 0,9mm
Coletor 4x1 com cano direto de 2”1/2
Bicos da Montana 1.4 Flex.
Filtro Esportivo
TBI do corsa 1.6 - 46,5mm
Andando no Alcool.

Não fiz o chip dele “AINDA” apenas coloquei essas peças nele e andei, estou andando somente no álcool também.

O “X” da questão é fui brincar na rua com um Ford ka “original” de uma amigo meu e tomei bucha dele, como isso e possível? Sei que o Ford ka é Zetec e blábláblá mais acho que tem alguma coisa errada com o meu corsa, eu acelero ele com pé em baixo ele sobe giro devagar e parece que não desenvolve, a propósito passei o scanner nele para ver c tinha alguma coisa errada mostrou um “erro na Sonda”. Será que é isso?

PEÇO SOCORRO A TODOS VOCES QUE PUDEREM ME AJUDAR, pois acho quase que de certeza que e apenas um acertinho bem light mais eu não sei o que, acho que é a sonda.

Aceito sugestões para arrumar esse defeito o que poder ser:
Velas, cabos, sonda, bomba de combustível, chip para acertar?
O que será meu Deus?

Agradeço dês de já.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Deve ser isso ae mesmo... seu carro apesar das "modificações" não deve ter ganho
quase nada em potência...

Depende o ano do Ka ele deve ter 73 cv... o su acho que teria uns 60... mais uns 3 ou 4 pelas
modificações... pra não falar em peso e etc...

De uma olhada nas velas... pressão do combustível... compressão dos cilindros.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26812
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

de q adianta um rebaixo preciso? qual taxa precisa q ficou?
quem foi q dimensionou esses bicos? estao dando excesso e de monte
q bom um escap livre pra coisa de 150~200cvs, mas pra q livre assim? so pra fazer barulho como esta sendo a grande utilidade?
e cade o chip? ja ouviu falar pra q ele serve?

isso é bem preparacao dakelas, eu vi isso e falaram q é bom, e foi juntando, so foi somado em proporcoes bem erradas pro seu caso.....

se quer um aspirado, tem q saber em qnt ta a taxa pra ver se roda no alcool, podia ou nao investir na troca de comando, nao tinha q ter um escap desse tamanho pra potencia q vai conseguir com essas mudancas, mas faltou o principal, um chip, e nao adianta ir na padaria e comprar um chip, vai ter q gastar um $$ e fazer em tempo real, entao veja tudo q foi dito, faca o melhor q puder em cada parte e so assim trate de investir num chip em tempo real, pq barato nao é pra todo dia querer mudar....
nao eskeca de mudar os bicos apenas qnd nao derem conta de alimentar, e quem estiver acertando deve sugerir bicos q sirvam, tanto em impedancia como em vazao

e o melhor, adoro qnd isso acontece de montar carro pra brincar....
vai ver o carro nao sei se da amiga, ou amigo, simplesmente tem um chip modificado, e ja teve um ganho muito mais significativo q essa soma baguncada, nao se preocupe, se adequar esse monte de coisas vai conseguir dar um pau na amiga/amigo, so q nem somente de motor vive um carro, essa é a melhor e mais gostosa parte....

vale lembrar q nessa de brincar e dar pau, com o golf original aspirado 1.6, dei pau num corsa turbo, e nao era amigo ou conhecido pra simplesmente brincar afim de ver o rendimento, o corsa tentou, tanto q em semaforos sequentes saiu numa boa pra nao espirrar, e sem qq tentativa de andar.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


phturbo
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Terça-feira 26 2009f Maio 2009 08:08:36 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phturbo »

Conclusao voce escreveu um texto e nao me disse diretamente uq tenhu que fazer para arrumar isso, a pergunta e, eu fazendo o CHIP vou ter o Resultado que espero, apenas essa pergunta, ou o erro esta em outro lugar ?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26812
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se ler direito vai ver q ta errado tudo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26812
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

phturbo escreveu: Cabeçote Taxado +/- 0,9mm
Coletor 4x1 com cano direto de 2”1/2
Bicos da Montana 1.4 Flex.
Filtro Esportivo
TBI do corsa 1.6 - 46,5mm
Andando no Alcool.

Não fiz o chip dele “AINDA” apenas coloquei essas peças nele e andei, estou andando somente no álcool também.
pra ficar facil entao....

cabecote taxado, legal.....qnt tem de taxa?

escap desse tamanho pra q? pq leu e gostou do resultado em algum outro lugar? tem uma preparacao de um palio 1.8 T, estao querendo vir com 300cvs, fizeram a descida do escap em 3" embaixo do carro pro final em 2,5", q acha? é ignorante seu escap ou nao? aspirado trabalha muito com contra pressao no escapamento, o seu nao tem nada, so perdeu, escap livre é uma coisa, esse seu em carro 1.0 nao tenho nem o q falar

legal esses bicos, vai alimentar 1.4? excesso prende o carro tmb, se ninguem q sugeriu esses bicos te avisou.....

filtro, bom....tem q fazer pegar ar frio, qnt mais frio conseguir fazer pegar o ar, melhor sera o resultado

tbi maior legal, passa mais ar, mas pra isso o motor tem q aspirar mais...com o filtro e um escapzinho ajuda legal......

rodando no alcool, bom, a questao é qnt tem de taxa? pra q esses bicos lavando as camaras? e cade o acerto de ponto?

cara o coracao de um aspirado é o cabecote, se vc quer qq resultado faca um cabecote, se muito bem feito $$$ pode render muito muito mais do q vc esperava com essas mudancas sem qq criterio q fez.....se vc acertar essas mudancas com criterio vai ter um rendimento melhor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


phturbo
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Terça-feira 26 2009f Maio 2009 08:08:36 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phturbo »

Cara peço descupa a voce por nao entender tanto assim, mais estou aqui para pedir ajuda para acertar o carro entao me dis, eu taxei ele 0,8mm pra anda no alcool tranquilo sem problemas tenhu que taxar mais quanto ? e esses bicos teria como eu acerta a vazao dele no chip pq comprei eles a poco tempo gastei um trocado, nao sabia que ia dar esse problemao, me da ate uma pena troca ele de novo,mais c nao adiantar vo ter que trocar neh abrasow amigo


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26812
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao eskenta, estamos todos aki, e ninguem sabe nada na verdade.....

pra rebaixar cabecote e taxar motor, so buretando pra medir e deixar certo....

da pra modificar no chip o TI sim, qnd o pessoal converte original alcool muda aumentando o TI, sinal q tem como modificar o chip reduzindo o TI, mas tem limite, nao sei as diferencas de vazao pra saber o qnt se pode mudar no TI pra acertar o carro....

eu modificaria tudo q pretende ao maximo, pra fazer esse chip uma vez so, pq como disse um chip em tempo real nao é barato de se fazer e nao é qq um q faz pra vc, e nem tao rapido como se imagina
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

phturbo escreveu:Boa noite a Toda Galera do CC.

Vamos direto ao o assunto, meu carro e um corsa sedan 1.0 MPFI 2002 Milenium com :

Cabeçote Taxado +/- 0,9mm
Coletor 4x1 com cano direto de 2”1/2
Bicos da Montana 1.4 Flex.
Filtro Esportivo
TBI do corsa 1.6 - 46,5mm
Andando no Alcool.
Beleza?

Olhando o que vc tem instalado:

Cabeçote rebaixado em 0,9 mm - Seu motor está com uma taxa de compressão estática de mais ou menos 10,5:1 - É uma taxa alta para gasolina com injeção sem sensor de detonação como a do seu carro e é uma taxa baixa para usar álcool - Se vc pensa em potência mesmo então rebaixe mais esse cabeçote para chegar nos 13:1 a 13,5 de taxa. Rebaixe mais 1,5 mm e deve chegar próximo dos 13,5, excelente taxa para comando original e álcool.

Coletor 4x1 e escape de 2,5" - Se vc fez os primários do coletor na mesma ganância que do escape, deve estar superdimensionado tb. Sem cálculos, acredito que 1,25" nos primários e 1,75" no escape está de bom tamanho, sem esmagar as curvas. Com mais tempo posso analisar melhor esses dados. Mas pesquise aqui no fórum que deve ter alguns exemplos.

Bicos da Montana 1.4 Flex - Considerando que esses bicos 93355553 trabalham no modelo original com 4 bar na linha de combustível e vc esteja usando 3 bar (linha de combustível original do seu corsa) e com a necessidade de 35% mais ou menos de vazão, no seu caso mais um pouco, então, os bicos servem para seu carro. Só é necessário dps de todas modificações, um acerto correto do tempo de injeção com o uso de uma sonda wide band no acerto, para uso pode continuar com sua sonda original narrow band. Eu usaria a bicos com a mesma pressão a que foram projetados para garantir eficência máxima da emulsificação do combustivel, mas como vc já comprou mesmo, faça o teste que deve ficar bom.

TBI corsa 1.6 - Com 46,4 mm, pode ser usada para até 125 cv. A sua original para até 90 cv. Não vejo como sendo algo necessário para um cabeçote e coletor de admissão original. Mas como já comprou tb, o pior que pode acontecer é perder um pouco de torque.

Filtro Esportivo - Ok. Não deixe muito próximo do coletor de escape. Tem muita gente por ai dizendo quase pra vc fazer um furo no capo e colocar a boca do filtro para fora. Mas pode ficar tranquilo, já fiz testes com o filtro esportivo colacado na boca do mangote original e usei um sensor de temperatura de ar para checar se a temp ficava alta. Resumindo, com o carro andando a temp fica pouca coisa mais alta do que a temp externa, na cidade uns 3 a 5 graus, na rodovia, praticamente a mesma temp ambiente.

Recomendação para andar na frente do Ka com folga - Acerte a taxa como recomendado, corrija o sistema de exaustão e faça um acerto de ponto e injeção corretamente no dino e usando sonda wide. Como o 1.0 é bem manco eu ainda usaria um volante de inércia aliviado, melhoraria bem a arrancada nas duas primeiras marchas. Quanto ao último recomendo procurar no www.volantealiviado.com.br, alívio correto e com segurança.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26812
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

resumindo tudo tem salvacao.....

precisa ver como acertar a alimentacao....
os bicos maiores, porem trabalhando com menor pressao, a vazao é abaixo do q seria no 1.4, pode ser adequada ao 1.0, porem perde no fator emulsificacao
se colocar o dosador de 4bar, a pressao fica certa, emulsificacao ok, a vazao pode ficar acima do q deveria ser, e a bomba vai sofrer....

MAS, no chip se resolve sim.....assim como o ponto

eu buretaria pra rebaixar na taxa certinha, vai q ja andaram fazendo alguma coisa, mesmo q uma retifica sem ideia de taxar o cabecote
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”