[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento
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A limpeza vai ficar boa porém a agua que deve-se utilizar é a desmerilizada onde não contem sais minerais e cloro em comparação com a da torneira, desta forma esta agua desmerilizada ,mais o aditivo de dois anos de validade com a limpeza vai ficar show e o seu carro agradece
Compre um CORSA e seja Feliz...
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Eu fiz conforme mostra as imagens e não entendi a parte de retirar o sensor maior do lado da valvula termostática. Podem me explicar como seria feito?jefergsi escreveu:para drenar a agua suja voce utilizou a mangueira de cima mas a sugeira fica depositada no fundo do radiador seria correto tambem drenar pela mangueira inferior do radiador, se voce coletar a agua vai ver pedacinhos de ferrugem provenientes das paredes do motor. e tem que drenar tambem,tirando o sensor maior do lado da valvula termostatica.espero ter ajudado tambem sem me entrometer no topico do amigo valeu.
Abraços
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Bom, meu carro sempre usou aditivo mais eu nunca tinha me atentado nessas esquemas de organico e mineral....só sabia o esquemas das cores, que o original vem com uma cor meio vermelha/alaranjado/rosado e os que agente comprava nos lugares fora da concessionaria q pedia para trocar, sempre era colocado um verde e as vezes um azulado. Eu li o topico inteiro ai e nao vi ninguem afirmando o do corsa b mpfi se é o organico ou mineral, eu acho que é o mineral (vermelho) é isso?
Vo fazer esse esquema em casa dessa vez seguindo o TUTO.....rsrsrs vo dar uma de herói.
Só preciso saber se esse negocio do aditivo correto se alguem puder me falar e se tb devo fazer com o carro frioo ou se devo fazer com o motor quente mesmo?
Haaa, meu carro tem ar quente, tenho q tomar algum cuidado?
Valeu
Vo fazer esse esquema em casa dessa vez seguindo o TUTO.....rsrsrs vo dar uma de herói.
Só preciso saber se esse negocio do aditivo correto se alguem puder me falar e se tb devo fazer com o carro frioo ou se devo fazer com o motor quente mesmo?
Haaa, meu carro tem ar quente, tenho q tomar algum cuidado?
Valeu
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Só para completar, eu tava lendo o manual do meu carro e la fala assim: O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR CONTEM UM PRODUTO LIQUIDO PROTETOR PARA RADIADOR A BASE DE ETILENOGLICOL COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS E QUE PROTEGE CONTRA O CONGELAMENTO. O LIQUIDO DE ARREFECIMENTO DEVERÁ SER SUBSTITUIDO A CADA 2 ANOS. Mais abaixo fala até o código do produto que é o nº 93.201.700 na proporção agua potavel + liquido protetor para radiador 50% de cada um no sistema de arrefecimento.
Só não fala se isso é organico ou mineral, como nao sou quimico pesquisei no google o que é o etilenoglicol e não entendi nada....só que tem alcool.......rsrsrs
Só não fala se isso é organico ou mineral, como nao sou quimico pesquisei no google o que é o etilenoglicol e não entendi nada....só que tem alcool.......rsrsrs
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Oq acontece é mais ou menos o seguinte, os aditivos convencionais chamados de minerais são aditivos desenvolvidos para carros q trabalham com uma rotação mais baixa e produzem menos calor na câmara de combustão logo indicado para carros mais antigos pois o motores atuais trabalham com mais rotação e temperatura maior ocasionando uma carga térmica maior neste sistema.
O grande problema dos aditivos convencionais é q eles possuem em sua composição compostos minerais ativos para dar uma proteção extra ao sistema de arrefecimento e as substâncias deste composto em contato com algumas ligas por exemplo o Alumínio sob condições de alta temperatura e pressão gerada pelos motores de alta rotação acabam criando condições q geram um fluxo de elétrons do Alumínio para outros metais criando uma erosão corrosiva do Alumínio.
Logo o aditivo orgânico é recomendado para qualquer tipo de motor desde os mais antigos e obrigarietóriamente para os motores modernos de alta rotação por ser formulado especialmente para motores q trabalham nessas condições, e não produzir assim o fenômeno citado acima.
Os aditivos convencionais ainda podem ser utilizados nos carros mais antigos com motores de baixa rotação, condição esta q não causará o fenômeno da eletro corrosão, mas se hoje vc tem a opção no mercado de produtos modernos e com mais tecnologia na sua composição no caso dos orgânicos não vejo o pq de ainda se usar o aditivo mineral mesmo em carros mais antigos onde seu uso passará a dar uma proteção extra contra a corrosão além do convencional.
A mesma coisa acontece com o óleo do motor se vc tem um carro mais antigo e no manual ele recomenda um 20w50 SJ pq na época era o óleo com classificação superior hoje vc pode usar um 20w50 SN com pacote de aditivo mais completo e bem mais superior ao SJ, com isso o motor do seu carro estará recebendo uma proteção extra, melhorando a lubrificação e consequentemente prolongando a vida útil do seu motor.
O grande problema dos aditivos convencionais é q eles possuem em sua composição compostos minerais ativos para dar uma proteção extra ao sistema de arrefecimento e as substâncias deste composto em contato com algumas ligas por exemplo o Alumínio sob condições de alta temperatura e pressão gerada pelos motores de alta rotação acabam criando condições q geram um fluxo de elétrons do Alumínio para outros metais criando uma erosão corrosiva do Alumínio.
Logo o aditivo orgânico é recomendado para qualquer tipo de motor desde os mais antigos e obrigarietóriamente para os motores modernos de alta rotação por ser formulado especialmente para motores q trabalham nessas condições, e não produzir assim o fenômeno citado acima.
Os aditivos convencionais ainda podem ser utilizados nos carros mais antigos com motores de baixa rotação, condição esta q não causará o fenômeno da eletro corrosão, mas se hoje vc tem a opção no mercado de produtos modernos e com mais tecnologia na sua composição no caso dos orgânicos não vejo o pq de ainda se usar o aditivo mineral mesmo em carros mais antigos onde seu uso passará a dar uma proteção extra contra a corrosão além do convencional.
A mesma coisa acontece com o óleo do motor se vc tem um carro mais antigo e no manual ele recomenda um 20w50 SJ pq na época era o óleo com classificação superior hoje vc pode usar um 20w50 SN com pacote de aditivo mais completo e bem mais superior ao SJ, com isso o motor do seu carro estará recebendo uma proteção extra, melhorando a lubrificação e consequentemente prolongando a vida útil do seu motor.
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E ai RogerMansur, então é tranquilo....vou comprar o de composto organico que nao tem erro.
E o esquema da temperatura do motor o recomendado é ele estar frio, tipo de manha sem uso?
E o esquema da temperatura do motor o recomendado é ele estar frio, tipo de manha sem uso?
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Existem várias maneiras de se fazer esse serviço em casa, como vc falou q vai seguir o tutorial, q eu particularmente achei o procedimento bem ineficaz, a temperatura na primeira troca pode ser feito fria mesmo mas depois disso vc terá q ficar ligando o carro até atingir a temperatura de trabalho da válvula termostática onde ela se abrirá fazendo a troca da água do bloco do motor com a água q estará parcialmente limpa do radiador, então todo o resto do serviço será feito com o motor quente.
Tome muito cuidado p não se queimar durante esse serviço, faça-o com muita atenção!
E uma dica para vc, não sei se irá trocar o reservatório de água antigo p um novo ou irá limpar o seu e continuar com ele, mas comece a fazer o serviço limpando ou trocando o reservatório pois o mesmo acumula muita sujeira em sei interior e comforme a água limpa vai passando p ele vai soltando cada vez mais sujeira então se fizer dessa maneira q te falei a água ficará limpa mais rapidamente e o serviço será mais rápido.
Tome muito cuidado p não se queimar durante esse serviço, faça-o com muita atenção!
E uma dica para vc, não sei se irá trocar o reservatório de água antigo p um novo ou irá limpar o seu e continuar com ele, mas comece a fazer o serviço limpando ou trocando o reservatório pois o mesmo acumula muita sujeira em sei interior e comforme a água limpa vai passando p ele vai soltando cada vez mais sujeira então se fizer dessa maneira q te falei a água ficará limpa mais rapidamente e o serviço será mais rápido.
- José Leal
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O tutorial lá da página 1 é bem demorado de se realizar.
Pessoalmente, quando troco a água do radiador dos meus carros, primeiramente solto as mangueiras do radiador e deixo escorrer todo o "barro". Depois, usando uma mangueira ligada na torneira, pela mangueira inferior, vou enchendo de água a peça, até sair água limpa pela mangueira superior. Finalizado o processo, retiro as mangueiras do reservatório e na mangueira inferior, ligo a mangueira de água e deixo circular um pouco pelo sistema, tudo isso com o motor desligado. Quando estiver saindo água limpa, remonto as mangueiras do radiador e dou a partida no motor. Pela mangueira de retorno de água para o reservatório, vai sair um pouco de sujeira. Saindo água limpa, desligo tudo, retiro novamente as mangueiras do radiador para escorrer toda a água possível, remonto tudo e encho com aditivo.
Para limpar o reservatório, uso arroz cru (obvio) ou areia misturado com detergente. Assim que não for possível retirar mais a sujeira, uso um removedor de ferrugem para complementar a limpeza. O reservatório não fica branquinho como novo, mas fica bem limpo.
Pessoalmente, quando troco a água do radiador dos meus carros, primeiramente solto as mangueiras do radiador e deixo escorrer todo o "barro". Depois, usando uma mangueira ligada na torneira, pela mangueira inferior, vou enchendo de água a peça, até sair água limpa pela mangueira superior. Finalizado o processo, retiro as mangueiras do reservatório e na mangueira inferior, ligo a mangueira de água e deixo circular um pouco pelo sistema, tudo isso com o motor desligado. Quando estiver saindo água limpa, remonto as mangueiras do radiador e dou a partida no motor. Pela mangueira de retorno de água para o reservatório, vai sair um pouco de sujeira. Saindo água limpa, desligo tudo, retiro novamente as mangueiras do radiador para escorrer toda a água possível, remonto tudo e encho com aditivo.
Para limpar o reservatório, uso arroz cru (obvio) ou areia misturado com detergente. Assim que não for possível retirar mais a sujeira, uso um removedor de ferrugem para complementar a limpeza. O reservatório não fica branquinho como novo, mas fica bem limpo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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RogerMansur, Valeu pelas dicas chefia.....no meu caso acho que esse procedimento ja vai ser o suficiente pq a agua esta com aditivo ainda e praticamente nao tem barro no reservatório, é mais pelo cuidado mesmo pq sempre foi feito essa troca de aditivo.....salvo qdo o carro era mais novo que demorou uns anos para ser trocado o aditivo original, depois disso vem sido feito com periodicidade a cada um ano e meio no maximo, ja o reservatório eu nao vou trocar pq esta em boas condiçoes mais mesmo assim eu vou tirar para limpar para o serviço ficar completo.
Abraços e feliz ano novo pra vc e sua familia.
E ai José Leal, eu ja vi fazendo desse jeito que vc falou, e inclusive vou encarar fazer em casa pq justamente eu conclui que nao saiu com muito barro qdo pagava para fazer, pq era feito regularmente a troca do aditivo, entao dessa vez vou fazer em casa mesmo. Com relaçao ao reservatório eu tava pensando em fazer com o arroz cru assim como vc falou, meu sogro tinha falado que ja limpou o dele dessa forma. É uma ideia que funciona mesmo.
Abraços e bom fim de ano.
Abraços e feliz ano novo pra vc e sua familia.
E ai José Leal, eu ja vi fazendo desse jeito que vc falou, e inclusive vou encarar fazer em casa pq justamente eu conclui que nao saiu com muito barro qdo pagava para fazer, pq era feito regularmente a troca do aditivo, entao dessa vez vou fazer em casa mesmo. Com relaçao ao reservatório eu tava pensando em fazer com o arroz cru assim como vc falou, meu sogro tinha falado que ja limpou o dele dessa forma. É uma ideia que funciona mesmo.
Abraços e bom fim de ano.
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fabio_pvai,
Tranquilo então já q seu sistema não está sujo e o serviço será feito mais mesmo para a troca do aditivo do q para limpeza, mas vou te falar o seguinte como não sei qual é o aditivo q esta usando em seu carro é muito importante q se certifique q o sistema esteja completamente limpo sem vestígios do aditivo antigo antes de colocar o novo, imagino q irá usar o orgânico agora e não se pode misturar este com o aditivo convencional com o risco de ocorrer reações no sistema pela diferença de composição dos dois aditivos resultando em excesso de espuma e pressão.
Desejo também a vc e toda sua família um ótimo Ano Novo com muitas felicidades.
Abrx.
Tranquilo então já q seu sistema não está sujo e o serviço será feito mais mesmo para a troca do aditivo do q para limpeza, mas vou te falar o seguinte como não sei qual é o aditivo q esta usando em seu carro é muito importante q se certifique q o sistema esteja completamente limpo sem vestígios do aditivo antigo antes de colocar o novo, imagino q irá usar o orgânico agora e não se pode misturar este com o aditivo convencional com o risco de ocorrer reações no sistema pela diferença de composição dos dois aditivos resultando em excesso de espuma e pressão.
Desejo também a vc e toda sua família um ótimo Ano Novo com muitas felicidades.
Abrx.
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