[TUTORIAL] - Evite borras de óleo no motor

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Fabio
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Terça-feira 09 2003f Dezembro 2003 10:55:31 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fabio »

Vivendo e aprendendo!!!! Obrigado por compartilhar!
Fabio
Corsa Classic 2003
Corsa Hatch 4P - 2009-2010
Astra Hatch 2011
Ricardo Lima
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 27 2011f Janeiro 2011 09:49:08 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Lima »

Fabio escreveu:Vivendo e aprendendo!!!! Obrigado por compartilhar!
Muito bom mesmo, Amigo
Rick corsa prata zerado
rickspsl@hotmail.com
Diego Antoniazzi
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 22 2012f Abril 2012 08:29:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diego Antoniazzi »

E ai pessoal!!!
sou novo no clube então estou conhecendo melhor todo o site agora, muita informação boa estou encontrando aqui e sempre que possível compartilharei informações que acredite que sejam do interesse de todos :wink:

Excelente matéria Wilson, assim os corseiros poderão cuidar ainda mais das carangas.
Se me permite, gostaria de acrescentar algumas informações e fazer algumas recomendações também, pois trabalho na área, inclusive em uma concessionária da fabricante dos nossos queridos corsas, e gostaria de compartilhar um pouco dos conhecimentos que adiquiri até então com os corseiros que assim como eu gostam de deixar o corsinha sempre em dia com a mecânica, assim como a estética.

Então, em relação ao detergente químico utilizado na limpeza do sistema de lubrificação do motor:

* É de extrema importância se atentar quanto a quilometragem do motor a ser realizado tal serviço, onde com motores com uma quilometragem mais avançada, deve-se ter cuidado na realização deste procedimento de limpeza.
Motores com quilometragem mais avançada que nunca fizeram essa limpeza anteriormente, podem apresentar, muitas vezes, sérios problemas. Uma vez que o produto esta agindo no interior do motor, se este ja tiver uma quantidade elevada de "borra", a mesma se desprenderá das paredes internas do motor e descerá para o carter, sendo succionada para o pescador da bomba de óleo que entupirá, cortando o fornecimento de lubrificante para as partes superiores do motor.
Obs: Recomendaria o acompanhamento de um profissional para a realização deste tipo de serviço para que o mesmo possa avaliar as condições do motor para realização deste serviço.


Em relação a troca do lubrificante de classificação normalmante utilizado 20W50 ("mais grosso") para um lubrificante de menor viscosidade ("mais fino"):

* Assim como para a limpeza quimica do motor antes da troca de óleo, deve-se atentar também à quilometragem do motor para fazer esta substituição de um óleo "mais grosso" para um "mais fino". Se o motor ja possuir uma quilometragem mais avançada, poderá passar a queimar uma quantidade excessiva de óleo, devido a maior folga existente entre as peças internas do motor.
Caso o seu motor esteja fora destas condições, poderá sim utilizar um óleo "mais fino".
Obs: A GM trabalha com um lubrificante de classificação 5W30.


Em relação a substituição do óleo e filtro de óleo do motor:

* Como o Wilson disse acima, existem as recomendações da montadora para condições normais ou severas de uso para substituição do óleo. Eu faço no meu corsinha e recomendo a substituição do óleo e do filtro de óleo do motor a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Os veículos que rodam pouco e sempre alcançam o intervalo de troca pelo tempo, o que teóricamente seria considerado uma condiçao normal de uso, sofrem uma maior contaminação do óleo pelo combustivel, e se os percursos feitos geralmente são curtos, esse "problema" se agrava mais, uma vez que o motor não atinge uma temperatura suficiente para que parte desse combustivel presente no óleo evapore. Nessas condições o melhor seria substituir o óleo a cada 6 meses.
Para os veículos que rodam na média anual calculada de 10.000 Km, também recomendaria a substituição a cada 5.000 km ou 6 meses, porque a condição de transito pode ser considerada uma condição severa de uso.
Obs: Recomendo sempre a troca do filtro de óleo a toda troca de óleo, uma vez que estará misturando óleo novo a 250 ml de óleo velho presente no filtro de óleo mais o residuo que permanece no motor, este qual não conseguimos esgotar completamente devido a viscosidade. Seguindo essas recomendações junto com a desocntaminação interna (nomenclatura utilizada para a limpeza quimica do sistema de lubrificação do motor) periódica, a probabilidade de uma maior durabilidade do motor com certeza será bem maior.


Bom corseiros, ficou um comentário um pouco grande mais é isso ai...rs

Abraço a família corsa clube!!!
Alexandre Motta
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 08 2007f Fevereiro 2007 12:40:56 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Alexandre Motta »

olá meus amigos, um mecãnica me falou quando fui trocar o oleo que era bom colocar oleo diesel no motos colocar para funcionar por dois minutos e arriar que sai toda a borra, alguém ja fez ou sabe se realmente é verdade?
Diego Antoniazzi
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 22 2012f Abril 2012 08:29:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diego Antoniazzi »

Alexandre Motta escreveu:olá meus amigos, um mecãnica me falou quando fui trocar o oleo que era bom colocar oleo diesel no motos colocar para funcionar por dois minutos e arriar que sai toda a borra, alguém ja fez ou sabe se realmente é verdade?


Olá Alexandre,

então, eu nunca ouvi falar desse processo, mas me parece ser uma "receita" caseira né?!
Levando-se em consideração que os produtos quimicos utilizado para tal fim não são de um custo muito elevado, recomendaria eles, porque ja são elaborados para essa finalidade. Pode até ser que o óleo diesel funcione para remover alguma sujeira existente no interior do motor, mas talvez possa ter um efeito prejudicial em algum componente interno do motor.

Abraço!!
magaiver1980
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 25 2012f Julho 2012 11:47:26 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por magaiver1980 »

Gostaria de saber qual é o óleo indicado para o cambio manual do corsa 99,uns dizem que é o isafluido 556,outros dizem que é o 80 gl-4...é necessario trocar ou só manter o nível?
magaiver1980
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 25 2012f Julho 2012 11:47:26 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por magaiver1980 »

Gostaria de saber qual é o óleo indicado para o cambio manual do corsa 99,uns dizem que é o isafluido 556,outros dizem que é o 80 gl-4...é necessario trocar ou só manter o nível?
fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

Massa....altas dicas.
Wagner Tadeu dos Santos
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Domingo 28 2011f Agosto 2011 04:27:03 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Wagner Tadeu dos Santos »

Boa noite...

Muito boa a matéria, parabéns...
Queria aproveitar também e saber de uma iformação. Qual o melhor óleo indicado para se usar em um motor do Corsa 97, com 115.400km rodados. Perguntei a vários mecânicos e cada um indica um tipo de óleo. Já me indicaram usar 15x40, outros indicam 20x50. Atualmente estou usando o Castrol anti-borra 20x50, gostaria de saber se na próxima troca, posso passar a usar o Castrol anti-borra 15x40.

Obrigado.
Avatar do usuário
Killerz
:: Millennium ::
Mensagens: 151
Registrado em: Terça-feira 10 2004f Agosto 2004 11:15:21 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Killerz »

.
_Muito interessante! ... :mrgreen:
.
.....::::: [«*kiLLëRz®*»][Ën³]:::::.....
.:: [Ë nøiz nå NËT] - ÐËzÐË 1.999®::.
.
_100+
.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”