Problema ao abastecer o carro

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
rbnamerico
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 15 2009f Novembro 2009 05:13:54 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Problema ao abastecer o carro

Mensagem por rbnamerico »

Olá a todos do clube

Já há algum tempo tenho notado que ao abastecer o carro a mangueira da bomba do posto "desarma", e o frentista tem que aciona-la novamente. Acompanhando o mostrador da bomba, já percebi que a mangueira não consegue injetar mais que 2 ou 3 litros e desarma novamente. Já notei este problema em vários postos diferentes e já me deram várias diagnósticos diferentes também. Embora seja um problema bobo, incomoda muito, pois sempre leva uma eternidade para abastecer.

O que pode causar este problema? Será respiro entupido? Como posso solucionar esta coisa eu mesmo? Tenho um Wind 98 1.0 mpfi.

Abraço e agradecimentos adiantados.

Robson
lucasfontenele
:: Super ::
Mensagens: 51
Registrado em: Quarta-feira 07 2008f Maio 2008 11:57:21 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucasfontenele »

Como a bomba de gasolina sabe que o tanque está cheio?

Esse mecanismo vem sendo usado há muito tempo, portanto pode-se dizer que não há uma minicâmera dentro do bico de saída conectada a um microprocessador. O processo é totalmente mecânico e muito engenhoso.

Próximo à extremidade do bico há um pequeno orifício, e um pequeno tubo reconduz do orifício à empunhadura da bomba. A sucção é aplicada ao cano usando um venturi. Quando o tanque não está cheio, o ar é retirado através do orifício pelo vácuo e flui facilmente. Quando a gasolina no tanque eleva-se o suficiente para bloquear o orifício, uma conexão mecânica na picota da bomba percebe a mudança na sucção e fecha o bico.

Imagine desta maneira: você tem um pequeno cano com sucção sendo aplicada em uma extremidade e o ar flui facilmente através deste cano. Se você introduz a extremidade livre do cano em um copo com água é necessário muito mais sucção, então um vácuo se forma no meio deste cano. Este vácuo pode ser usado para mover uma alavanca, que corta a saída do combustível pelo bico.

Na próxima vez em que você encher o tanque, procure esse orifício na parte interna ou externa do bico.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

consiga um fiozinho fino e mole, e coloquei nakele furinho q aparece na borracha proximo ao bocal de abastecimento....deve ter alguma besteirinha dentro dele....e esta fazendo justamente a funcao do combustivel cobrir a entrada la no tanque, como o colega ai em cima detalhou
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rafaelmendes1981
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 03 2018f Abril 2018 12:01:41 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por rafaelmendes1981 »

Olá tenho um corsa classic 2008, o carro era do meu avô tem apenas 31 mil rodados e o veiculo esta com o mesmo problema, quando vou abastecer a bomba do posto fica desarmando, isso ocorre em qualquer posto. Já troquei a manqueira do respeito e mesmo assim não mudou nada, literalmente já fucei em vários sites e todos dizem ser a mangueira do respiro, porém a mesma já foi trocada. Alguém pode dar alguma dica alem disso?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não é apenas trocar a mangueira, precisa ver se as extremidades onde é conectada estão livres.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Du Japa
:: ST ::
Mensagens: 985
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:28:08 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Du Japa »

Fala galera. Sei que faz tempo o tópico mas acabei de pegar um classic e estou com esse problema.
Já enfiei um arame fino no buraquinho ali da entrada do tanque, e ele saiu lá em baixo do carro.
É normal sair lá em baixo? Entendi que desse jeito, se ali for a mangueira do respiro, não está ligada ao tanque.
Ah, depois que fiz isso, no primeiro abastecimento encheu normal, sem desarmar a bomba. Nos demais todos desarmaram.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Du Japa escreveu: Segunda-feira 19 2020f Outubro 2020 07:01:52 PM Fala galera. Sei que faz tempo o tópico mas acabei de pegar um classic e estou com esse problema.
Já enfiei um arame fino no buraquinho ali da entrada do tanque, e ele saiu lá em baixo do carro.
É normal sair lá em baixo? Entendi que desse jeito, se ali for a mangueira do respiro, não está ligada ao tanque.
Ah, depois que fiz isso, no primeiro abastecimento encheu normal, sem desarmar a bomba. Nos demais todos desarmaram.
tem um furinho ali q é dreno, agua de chuva lavagem, combustível q caia ali, nao acumule
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Du Japa
:: ST ::
Mensagens: 985
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:28:08 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Du Japa »

Encontrei a mangueira do respiro, ao lado da mangueira de entrada de combustível. Soltei ela na entrada do tanque e passei o arame nela, não mudou nada.
Só me resta tirar a mangueira de entrada lá no tanque e ver aquele pré filtro (aquele branco comprido).
kabelinhosf
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 04 2022f Junho 2022 12:41:25 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kabelinhosf »

lucasfontenele escreveu: Terça-feira 29 2009f Dezembro 2009 06:59:38 PM Como a bomba de gasolina sabe que o tanque está cheio?

Esse mecanismo vem sendo usado há muito tempo, portanto pode-se dizer que não há uma minicâmera dentro do bico de saída conectada a um microprocessador. O processo é totalmente mecânico e muito engenhoso.

Próximo à extremidade do bico há um pequeno orifício, e um pequeno tubo reconduz do orifício à empunhadura da bomba. A sucção é aplicada ao cano usando um venturi. Quando o tanque não está cheio, o ar é retirado através do orifício pelo vácuo e flui facilmente. Quando a gasolina no tanque eleva-se o suficiente para bloquear o orifício, uma conexão mecânica na picota da bomba percebe a mudança na sucção e fecha o bico.

Imagine desta maneira: você tem um pequeno cano com sucção sendo aplicada em uma extremidade e o ar flui facilmente através deste cano. Se você introduz a extremidade livre do cano em um copo com água é necessário muito mais sucção, então um vácuo se forma no meio deste cano. Este vácuo pode ser usado para mover uma alavanca, que corta a saída do combustível pelo bico.

Na próxima vez em que você encher o tanque, procure esse orifício na parte interna ou externa do bico.
Olá!

Eu sou frentista e me deparei com um problema enigmático hoje (não é a primeira, segunda nem terceira vez entre veículos diferentes). Aparentemente afetou meu desempenho na profissão, mesmo que eu não tenha descoberto a real causa do problema.

Estive por abastecer o Nivus de um cliente até completar o tanque, no nível mais baixo do gatilho. Ao decorrer do tempo, como de costume dos mais variados motivos, afastei-me da bomba para falar com o segurança sobre um assunto importante (principalmente pra ele) e me toquei que o abastecimento estava a demorar. Pensei ironicamente "Esse tanque deve estar furado". Quando olhei para o carro em abastecendo, o combustível jorrava como um cachoeira sem nenhum sinal de barulho como o som do destrave nem qualquer coisa da estirpe. O gerente passou no momento exato do ocorrido e fez cara de sarcasmo como se eu tivesse feito alguma prezepada.

No final, o total do abastecimento deu acima de R$ 500 e totalizou 70 e poucos litros na bomba. Mencionei acima, não foi a primeira vez que aconteceu o problema noutros bicos, apenas naquele foi, sim, a primeira. Na minha experiência de trabalho, nem pode passar da primeira. É preciso acionar a manutenção para resolver o mais rápido possível.

Ao cumprimentar o gerente o qual há pouco havia chegado, obtive uma saudação criticiosa destrutivamente. Ele disse "você vacilou. Se ela reparar, você vai pagar a diferença do abastecimento!". (Obs: a cliente, era a filha do dono e não paga no ato, mas faz requisição de serviço e também não assina nada. Simplesmente vai embora). Pra resumir, respondi-lo que devo prestar atenção, expliquei sobre o momento em que fui avisar ao segurança da necessidade dele (uma oportunidade de emprego para a esposa) e contestei sobre uma possível falha eletrônica. Como resposta típica de idiotas, recebi um sorrisinho descabido e algo do tipo "explica isso pra ela pra você ver".

De fato, pra terminar, o Nivus cabe 52 L de acordo com informações em documentos encontrados na internet. Será preciso eu pagar mais R$ 100 por este problema ou a falha é específica de algo entre a bomba e o tanque do carro. Outro detalhe, o gerente disse que é normal dependendo do tanque do carro, no entanto, como um bom idiota e estúpido sempre faz, não explicou mais nada e debochou da minha pergunta baseada em alguns acontecimentos e uma lógica cabível.

Enfim, não achei nada na internet, mas, pelo jeito, você parece ter algum conhecimento mais oportuno.

Diga-me, por favor, se pode ser que o cânister estivesse danificado e desprendido detritos para a ponta da mangueira, levando-o, consequentemente, para este orifício (que agora entendi o real motivo), entupindo a passando com materiais sólidos e dificultante a leitura deste sensor? Seria uma falha da placa eletrônica que esta velha e com dificuldades de ler em certas situações? Ou o meu gerente está certo e depende do tanque mesmo, pois não tem o que fazer e é algo normal?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”