[DÚVIDA] - carro um pouco fraco quando esquenta.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - carro um pouco fraco quando esquenta.

Mensagem por Bange »

Se a parte da pressão/vazão corretas e as centelhas ok, vc vai ter que ver sincronismo/intensidade de sinais com osciloscópio pra ver se o ponto flutua corretamente com a rotação e não com a temperatura.
Se seu motor tiver acelerador eletrônico, pense numa revisão no sistema...
Aliseu
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 20 2020f Outubro 2020 08:32:18 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Aliseu »

Uma pena meu scanner não ter a função de osciloscópio, mas eu vou ver com um colega meu.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Dê notícias...
Aliseu
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 20 2020f Outubro 2020 08:32:18 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Aliseu »

Fiz vários testes e tudo está ok, o problema é somente na temperatura do ar de admissão. Andando de meio dia, a temperatura chegou a 74° e observei que no scanner, o ponto fica bem baixo abaixo das 1800 rpm, isso faz ele ficar um pouco amarrado, mas após essa rotação, você sente na hora o carro puxando, é como se ele só acordasse depois das 1800 rpm. As tubulações da admissão são novas e eu coloquei um sensor map Bosch pra teste, devido a alta temperatura, porém, nada mudou. Por incrível que pareça, ola pelas 13:00 o tempo fechou e eu fui dar uma volta pra teste, a temperatura do ar simplesmente baixou 20°. Como está tudo ok, eu acredito que seja devido ao calor daqui da cidade mesmo. Falei com um outro amigo meu que tem um 2014 e ele me falou a mesma coisa. Gostaria que ele fosse como ele é de manhã quando saio de casa pra ir trabalhar, mesmo a 1200rpm ele tem força, até mesmo em subida... Mas, eu acredito que seja isso mesmo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não entendi... que testes foram feitos?
A temperatura do ar admitido está correta? Acho muito alta... onde é seu sensor de ACT? Antes ou após (junto do MAP) a borboleta?
Aliseu
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 20 2020f Outubro 2020 08:32:18 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Aliseu »

Meu motor é um VHCe, logo, o sensor de temperatura e junto ao map e ele fica no coletor de admissão. Testei. Sensor novo da Bosch e resolveu o problema. Fiz testes e todos os sistemas estavam ok, porem, eu percebi que a temperatura do ar não parava de subir, e isso fazia o ponto ficar atrasado, dando aquela sensação de carro fraco.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Com quanto ficou a temperatura do ACT?
Aliseu
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 20 2020f Outubro 2020 08:32:18 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Aliseu »

So voltando pra dizer que o problema persiste. Fui deixar minha namorada pela manhã no trabalho e fui com meu scanner ligado. A temperatura da água fica nos 85° com o ar ligado (válvula termostática GM nova) e o iat está batendo na casa dos 80°!!!!! Devido os testes que fiz com um outro map, a temperatura aparentou ter caído, mas deve ter sido uma falsa informação. Parei o carro aqui na garagem e comecei os testes. Vamos lá:

- aterramento ok
- velas, cabos e bobina ok
- sincronismo do motor e rasgo da chaveta no vira ok
- bicos injetores ok
- compressão e vazão de cilindro ok
- tubulação de admissão/caixa do filtro de ar/ mangueira do respiro do motor ok
- chicote do motor ok
- bomba de combustível com vazão e pressão ok
-sonda lambda pré/pós ok

Todo meu conhecimento teórico e pratico dos meus anos de mecânica chegaram ao fim aqui. Que eu saiba, a temperatura do ar, tem que ficar pelo menos 40° abaixo da temperatura da água e não é o que está acontecendo. Estou aberto a mais alguma sugestão sua bange, ou de algum outro forista, no momento, não tô conseguindo pensar em mais nada.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, vamos rever alguns conceitos...
A VT tem abertura com 92 +- 2°C (entre 90 e 94°C), logo essa temperatura de 85°C, não é temperatura operacional de trabalho. Sempre gosto de lembrar de que o scaner não é um termômetro... ele mostra o que a ECU está lendo/recebendo do sensor... o motor, após ligar a ventoinha em velocidade baixa (com +- 95°C), raríssimamente vai baixar a menos de 90°C.
A temperatura do ACT, é uma função direta do ar externo... nenhuma relação há com a temperatura do motor. Lembro de que isto é válido para motores originais, com captação do ar lá na frente... com esses filtros esportivos, a coisa muda, pois o ar que entra é o do baú do motor, que já tem um aquecimento maior.
O sincronismo mecânico é visto com o motor frio (motor em funcionamento a coisa é alterada por rotação e/ou pelo ACT).
Peça nova não é garantia de que funcione corretamente, tem que aferir caso se desconfie...
Nesse tópico eu falo um pouco sobre o arrefecimento e dicas... viewtopic.php?f=92&t=111714

Há duas coisas que me intrigam nas suas informações...
Temperatura do ACT - vc mencionou 74°C... em situação normal e com o sensor antes da borboleta (meu caso), essa temperatura jamais seria alcançada, salvo se o ar externo estivesse na casa dos 90°C, o que é praticamente impossível... esta leitura deve ficar muito próxima da temperatura ambiente (25 a 30°C) ou até algum valor mais baixo, devido a velocidade do ar admitido no ponto da leitura... não vejo razão para ser muito diferente disso para os casos em que o sensor está após a borboleta.

Temperatura do motor - partindo do motor frio (ou com temperatura ambiente), a VT permanece fechada até que sua temperatura seja atingida ( 92 +- 2°C), daí ela abre e permite a circulação do líquido de modo a arrefecer o motor...se a temperatura baixar de 90°C, ela se fecha e a temperatura do líquido que está dentro do motor volta a subir e o ciclo se repete... logo a temperatura citada por vc de 85°C, só ocorre quando o motor está aquecendo (partindo de frio). Mesmo que em clima frio e/ou velocidade constante de estrada, a temperatura nunca será menor que 90°C... isto em situação normal de funcionamento...

Confirmadas essas suas leituras, vejo algumas opções:
1 - Defeito em ambos os sensores - pouco provável, pois o do ACT é tipo PTC e o da temperatura do motor é NTC.
2 - Mau contato/oxidação em conetores, incluindo o da ECU... provável...
3 - Aterramento do motor e/ou da ECU... provável...

... tem que medir e ir eliminando as prováveis causas... não acredite nem em seus olhes e nem em peças novas....
Aliseu
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 20 2020f Outubro 2020 08:32:18 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Aliseu »

A VT realmente marca 85° de funcionamento. Tinha comprado uma da Iguaçu, mas medindo com o pirômetro, não chegava nem a 70 ° em movimento, aí comprei uma original na css e marca 85° em movimento, medidos com o pirômetro. O map está acusando 350/360 mBar, enquanto eu andei no classic do meu irmão e no do meu amigo (ambos 2012) e eles acusavam 330/340mbar. Desconfio que meu motor por ter um vácuo um pouco menor que os outros dois, já pode ter algum desgaste na sede de válvula e na hora do cruzamento das mesmas, por já ter esse pequeno desgaste, pode estar influenciando na temperatura do coletor e no sensor propriamente dito, já que ele é após a borboleta. Tinha testado agora a tarde o sensor do carro do meu irmão e nada mudou. Preciso pensar mais um pouco e fazer mais uns testes... Cheguei a pensar até na atualização de central, mas como o é o sensor que capta uma informação x e manda para o módulo, descartei a possibilidade de ser atualização. Mas bom... Vou continuar nos testes e ver o que pode ser.

Na questão das verificações, vamos lá: já passei limpa contato em tudo semanas atrás,
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”