[DÚVIDA] - carro um pouco fraco quando esquenta.

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SemControle
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Re: [DÚVIDA] - carro um pouco fraco quando esquenta.

Mensagem por SemControle »

vazao e pressao de bomba é uma coisa.....e deve ser testada quente mesmo, assim como outras coisas.....
compressao do motor se mede com motor frio....justamente qnd funciona bem....o aquecimento do motor q traz o problema.....

confere bem o enquadramento...poderia ate ser um opcao a queima acontecendo com as valvulas de admissao abertas alem do normal.......
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Mensagem por Aliseu »

Sem controle, peço desculpas, mas eu só vou discordar de você em uma coisa.... A compressão do motor se mede com o motor quente, pois nesse momento, todo o motor vai estar com suas menores folgas devido a dilatação térmica. Com o motor frio, não vai ter influência nas válvulas, mas vai ter influência nos aneis e no pistão devido as folgas estarem maiores.
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Mensagem por SemControle »

ja teria medido em pelo menos 3 oportunidades isso ai pra ver o q tem de diferente.....
q algo de errado tem pra não se notar ar ligado como diz tem, ate mesmo ar adaptado, apenas o peso do compressor ja muda o comportamento
eu vou te falar q ta escapando algo das câmaras de volta pra admissão sim, pq em algum lugar acho q vi vc falar sobre a pressão do ar apresentar valores diferentes, já é um forte indicador
se tivesse algum sensor pós borboleta igual de ar dos antigos, q vc pudesse tirar pra tentar notar fumaça do escap saindo ai, ou monitorar a pressão se volta ao normal...

ajustes nas motos, eu faço na infinita maioria com motor frio mesmo....no máximo funcionando 1 2 min, ate mesmo medir a compressão do motor, em casos mais misteriosos chego a medir em 3 momentos, sao muito pouco os casos de medir compressão desses motores, qnd chegam com folga chegam parecendo o carro da fumaça da dengue kkkkkk...
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Mensagem por SemControle »

Aliseu escreveu: Domingo 25 2020f Outubro 2020 05:39:31 PM A VT realmente marca 85° de funcionamento. Tinha comprado uma da Iguaçu, mas medindo com o pirômetro, não chegava nem a 70 ° em movimento, aí comprei uma original na css e marca 85° em movimento, medidos com o pirômetro. O map está acusando 350/360 mBar, enquanto eu andei no classic do meu irmão e no do meu amigo (ambos 2012) e eles acusavam 330/340mbar. Desconfio que meu motor por ter um vácuo um pouco menor que os outros dois, já pode ter algum desgaste na sede de válvula e na hora do cruzamento das mesmas, por já ter esse pequeno desgaste, pode estar influenciando na temperatura do coletor e no sensor propriamente dito, já que ele é após a borboleta. Tinha testado agora a tarde o sensor do carro do meu irmão e nada mudou. Preciso pensar mais um pouco e fazer mais uns testes... Cheguei a pensar até na atualização de central, mas como o é o sensor que capta uma informação x e manda para o módulo, descartei a possibilidade de ser atualização. Mas bom... Vou continuar nos testes e ver o que pode ser.

Na questão das verificações, vamos lá: já passei limpa contato em tudo semanas atrás,
aqui, achei....
entenda, seu motor é aspirado, ele não vai chegar ao ponto de criar vácuo tão sensível sugando o ar (ainda mais se tiver o mesmo volume cubico dos outros motores comparados, ele suga o mesmo volume) q esta em todo lugar exercendo pressão sobre tudo, só vai gerar algum vácuo sensível num curto espaço de tempo antes de apagar, se vc conseguir lacrar toda e qq entrada de ar.....mas assim acaba o ar pra queima......

sua pressão no coletor esta maior, pq algo esta empurrando ar nele, vc tem q achar de onde vem esse ar, e pelo q diz da temperatura desse ar medido no conjunto do sensor, esse ar quente de algum lugar de dentro do motor deve estar vindo....
se seu scanner fizer a leitura dos sensores e atuadores com o motor parado, apenas no pós chave, verifique desse momento de pressão para motor desligado se não acontece o salto no valor da pressão....
vai dar trabalho verificar tudo isso, pq a pressão em si é pouca, ja a temperatura do ar é q mata....mas um esta ligado com o outro
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Mensagem por Aliseu »

Ontem eu não tive tempo de fazer mais testes, mas eu vou fazer mais verificações e vou incluir essa sim. Estou pensando em tirar esse coletor de admissão esse fds e trocando as juntas e fazendo uma boa verificação. Desde já, agradeço a ajuda de todos. Ontem eu fui no centro da cidade resolver umas coisas e fui analisando... Temperatura do ar chegou a 83° e nesse ponto, o map variou entre 340/350mbar. Uma outra coisa, o ar dele é original de fabrica, o do classic do meu irmão também é, só que eu percebi mais uma coisa agora.... Meu motor "sofre mais" do que o do meu irmão, pois o meu com ar ligado, salta de 350mbar para 650/660 mBar, dá pra sentir até o pedal do freio mais duro... Já o do meu irmão, salta de 330/340 mBar pra 540/560 mBar. Eu tinha um Siena desse mesmo jeito, porém, após verificações, descobri que o cabeçote já tinha sido rebaixado e as válvulas estavam presas, porém, a pressão no coletor mesmo em marcha lenta, ficava em 450mbar, quando deveria dar uns 370/380mbar padrão, mas não é Isis que acontece com meu carro. Recentemente eu fiquei desempregado e fiquei limitado na questão de poder aquisitivo de peças, e o que me deixa puto é ter um problema no carro e não conseguir resolver, mas eu sei que vai ser uma coisa idiota no fim das contas.
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Mensagem por SemControle »

certamente deve ser besteira....
mas é muito intrigante esse temperatura na admissão ser maior ate q carros turbo, e a pressão estar levemente mais alta q outro modelo igual
ja essa do ar condicionado não sei, nos motores q futuco o ar condicionado vem qnd deita no tanque, carro desapeguei faz tempo, mas não é bem sofrer mais no seu motor, o problema q ele tem fica mais evidenciado
vai ai q logo descobre o mistério misterioso
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Mensagem por Aliseu »

Pois é. Eu posso falar a você sem dúvida alguma que esse carro na primeira partida, ainda não vi um motor 1.0 como ele. Aqui na minha rua e uma subida leve, eu passo no quebra mola de terceira, a rotação cai pra 900rpm, você só encosta o pé no acelerador e até sente a pressão no banco, tipo aqueles motores diesel e isso com o ar ligado!!!! Depois que esquenta.... Se eu passar do mesmo jeito, ele não vai nem a pau, ele que te só acorda mesmo lá entre 1800/2000 rpm, isso com o ar ligado.
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Mensagem por Aliseu »

Mais uma coisa que esqueci de mencionar nos testes que fiz:
- com o motor frio, numa simulação em baixa rotação por volta de 1200 rpm e você só encosta o pé pra retomar, o vácuo cai obviamente e o map sobe lá pra casa dos 800mbar e o ponto avança pra 10/15°, por isso que o carro da aquela sensação de torque de motor diesel quase na lenta.

- com motor quente, na mesma simulação, o map sobe pra 980mbar, mesmo pisando de leve (980mbar e o vácuo de quando o carro está com a borboleta totalmente aberta) e o ponto atrasa pra 0°, por isso que ele fica mortão, porém... É algo que eu vou quebrar a cabeça, mas eu vou encontrar...
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Mensagem por SemControle »

mas todo esse comportamento de ponto é normal da injeção por conta do ar quente q ele ta lendo, é mais q normal esse comportamento.....deixe de se apegar ao ponto, e veja o motivo dessa leitura
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