Olá corseiros,
Sei que tem varios titulos/topicos sobre o assunto óleo lubrificante, mais tenho uma duvida que não consegui encontrar, tenho um corsa sedan ano 98/99 motor 1.0 de 8 válvulas, cabeçote especifico para a época (cabeçote não é roletado) e estou usando o óleo lubrificante no motor 20W50 mineral da castrol (veiculo com 203000 KM rodados, acho eu originais), pois não sei se o dono anterior tinha feito a parte de cima do motor, mais no cabeçote não tem sinal de borra e só uma leve camada de verniz, bem leve mesmo, enfim, no manual tem a especificação assim: OLEO SAE 15W40, SAE 20W40 OU SAE 20W50 (API - SF, SG OU SH), agora eu pergunto, referente ao SAE pode-se usar mineral ou semissintético ou sintético ??
Pois sei que o API que consta no manual já estão ultrapassados
[DÚVIDA] - Oleo lubrificante Corsa B
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Mais um neurótico de óleo...kkkk (desculpe...)
SAE, é uma classificação de viscosidade...
No API é que está o avanço da tecnologia...SG, melhor que SF, SH, melhor que SG e por aí vai, ou seja, quanto maior a segunda letra no ABCdário, em tese, maior a tecnologia e melhor é o óleo.
Muitos manuais falam que o API pode ser os indicados ou superior... mas não alteram o SAE.
Mas pense bem... que fabricante testou um óleo mais moderno em um motor velho, principalmente com SAE diferente?
Se quiser trocar o óleo por um mais moderno (em API), troque, mas por um que tenha a mesma classificação SAE.
Se o motor tem um barulinho, resolva o barulinho, pois trocar a viscosidade por causa do barulinho, pode até resolver de imediato, mas também é adiar um problema...
SAE, é uma classificação de viscosidade...
No API é que está o avanço da tecnologia...SG, melhor que SF, SH, melhor que SG e por aí vai, ou seja, quanto maior a segunda letra no ABCdário, em tese, maior a tecnologia e melhor é o óleo.
Muitos manuais falam que o API pode ser os indicados ou superior... mas não alteram o SAE.
Mas pense bem... que fabricante testou um óleo mais moderno em um motor velho, principalmente com SAE diferente?
Se quiser trocar o óleo por um mais moderno (em API), troque, mas por um que tenha a mesma classificação SAE.
Se o motor tem um barulinho, resolva o barulinho, pois trocar a viscosidade por causa do barulinho, pode até resolver de imediato, mas também é adiar um problema...
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Olá Bange,
Obrigado pela explicação, então se caso eu achar um óleo 15W40 sintético ou 20W50 sintético ou 15W40 semi sintético posso usar ?
Obrigado pela explicação, então se caso eu achar um óleo 15W40 sintético ou 20W50 sintético ou 15W40 semi sintético posso usar ?
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A palavra "ou" traduz a idéia de que tanto faz... porém eu sempre aconselho a manter a mesma viscosidade e a mesma periodicidade nas trocas, mesmo que o fabricante do óleo diga (na embalagem), que é para 7, 10, 15 mil quilômetros, essa longevidade não foi testada pela montadora (como disse antes, nenhuma montadora testa óleo novo em motor antigo), e ela também nada menciona, no manual, que as trocas podem ser estendidas com o óleo mais moderno.
Sou muito ortodoxo em termos de óleo... sempre usei o Havoline 20W50 (tão bom quanto Castrol, e outras marcas mundialmente conhecidas), fiquei apreensivo quando me disseram que o SJ (mineral), não era mais fabricado... interagi com Texaco e ela me confirmou e disse ainda que estavam substituindo o SJ, pelo SL (ainda mineral), que passei a usar.
Meu motor é 97, já está com mais de 215 mil km (peguei com 40), não fuma, não tem borras e só tem barulho diferente no início da fase fria (primeiros 2 minutos - não é tucho).
Em resumo, o mineral tem me atendido bem e não sei se troco pra sintético ou semi... pra que mexer em time que está ganhando? Mas não recrimino quem troque, mantendo a viscosidade.
Sou muito ortodoxo em termos de óleo... sempre usei o Havoline 20W50 (tão bom quanto Castrol, e outras marcas mundialmente conhecidas), fiquei apreensivo quando me disseram que o SJ (mineral), não era mais fabricado... interagi com Texaco e ela me confirmou e disse ainda que estavam substituindo o SJ, pelo SL (ainda mineral), que passei a usar.
Meu motor é 97, já está com mais de 215 mil km (peguei com 40), não fuma, não tem borras e só tem barulho diferente no início da fase fria (primeiros 2 minutos - não é tucho).
Em resumo, o mineral tem me atendido bem e não sei se troco pra sintético ou semi... pra que mexer em time que está ganhando? Mas não recrimino quem troque, mantendo a viscosidade.
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