[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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Bange
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Não mexo na viscosidade em hipótese alguma... meu motor tem as folgas da época e tem que ter a viscosidade do projeto... já aventei a possibilidade atualizar o pacote de aditivos com um sintético, mas pra que mexer em time que tá ganhando a 22 anos e com 212.000 vitórias?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

óleo não se afina só pq o mercado cria óleos mais finos.....
um óleo de viscosidade diferente compromete a pressão e fio de óleo q lubrifica as pecas.....
isso não se altera assim....tem quem mude e jure q jamais vai ter problemas, a teoria não diz isso
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Manfio
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Mensagem por Manfio »

O que reparei depois de montar o motor é que o inverno destrói o motor na partida a frio. Aqui o 15w40 demora 30s para a luz de óleo apagar em temperaturas de 2 a 10 graus. O comando FGP novo no lobe center começou a riscar muito pouco justamente no inverno, mas os tuchos não batem por serem novos. Com 20w50 o tempo da luz do óleo aumenta muito pouco na partida a frio, mas os tuchos descarregam sempre. A solução foi adotar o que não consta no manual do Corsa 94, ou seja, a viscosidade 10w40. Levando em conta que o Monza antigo usa 10w30, 15w40, 20w40 ou 20w50 e as folgas são relativamente idênticas ao Corsa F1 não vejo problema num 10w40. Até a folga axial na arruela de encosto e trava do comando são idênticas.


Bange
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Mensagem por Bange »

Como não tenho intrumentais de uma montadora e nem quero fazer testes com essa área, prefiro o feijão com arroz, se tiver barulho eu resolvo ele, mas nunca troco a viscosudade.
É até possível se ter um "sentimento" de melhora, mas sentimento e engenharia não combinam lá muito bem e como "casei" com o carro e não pretendo vendê-lo nos próximos 20 anos, prefiro não ter surpresas.
Nada contra quem pensa diferente... só não troco e nem indico a troca da viscosidade.


Bange
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Mensagem por Bange »

30s pra luz do óleo apagar!!! O meu é imediato... nem quando viajo pro Sul isso muda...
Já avaliou a pressão da bomba ou a eficiência da cebolinha?


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Manfio
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Mensagem por Manfio »

Estão certos os parâmetros de pressão. Isso só ocorre com baixas temperaturas. No Etios que usa 5w30 a luz apaga na hora independente da temperatura ambiente. No Corsa em dias com temperatura amena também apaga na hora.


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Manfio
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Mensagem por Manfio »

Só vejo sentido em baixar a viscosidade quando há certeza absoluta que o motor não tem folgas que excedem os parâmetros recomendados.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

por um óleo mais fino q o recomendado é o mesmo q manter o óleo original com folgas extras....
problemas e consequências são equivalentes
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Mensagem por anderson.web »

SemControle escreveu: Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 08:40:35 AM óleo não se afina só pq o mercado cria óleos mais finos.....
um óleo de viscosidade diferente compromete a pressão e fio de óleo q lubrifica as pecas.....
isso não se altera assim....tem quem mude e jure q jamais vai ter problemas, a teoria não diz isso
Negativo, não se foi mal escrito o meu post, não quis indicar a esmo a mudança devido ao mercado de lubrificantes. Quis dizer que se no projeto fabril da perua Corsa 97 constar uma viscosidade menor poderia mudar p/ essa viscosidade, o Bagre já respondeu que prefere seguir no que está dando certo.


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Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu: Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 09:06:28 AM O que reparei depois de montar o motor é que o inverno destrói o motor na partida a frio. Aqui o 15w40 demora 30s para a luz de óleo apagar em temperaturas de 2 a 10 graus. O comando FGP novo no lobe center começou a riscar muito pouco justamente no inverno, mas os tuchos não batem por serem novos. Com 20w50 o tempo da luz do óleo aumenta muito pouco na partida a frio, mas os tuchos descarregam sempre. A solução foi adotar o que não consta no manual do Corsa 94, ou seja, a viscosidade 10w40. Levando em conta que o Monza antigo usa 10w30, 15w40, 20w40 ou 20w50 e as folgas são relativamente idênticas ao Corsa F1 não vejo problema num 10w40. Até a folga axial na arruela de encosto e trava do comando são idênticas.
Aqui no 5w30 a luz do óleo só acende no primeiro estágio, deu a partida no verão nordestino ou inverno sulista apaga de imediato. Em funcionamento só se deixar morrer, naquele segundo antes do motor apagar ela acende.


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