é né... mas veja, meio que não tem muito a ver km p/ algo como um filtro.... e é complicado determinar validade de certas coisas por km....gtmski escreveu:É verdade... e curioso a K&N recomendar a limpeza do filtro a cada 80 mil Km em condições de estrada e mais frequentemente em condições de poeira (mas quanto mais frenquente? não informa).
Sendo que no estudo do primeiro post, o K&N alcancou a condição de máxima restrição com apenas 211.6 gramas de poeira e o ACDelco com 573.9 gramas de poeira, penso que é porque a área de filtragem do K&N é menor em comparação ao filtro stock. Assim a frequência de limpeza de um K&N deveria ser maior do que a frequência de troca de um filtro de papel, que é de 10 mil km em média
tantos km onde? em quais condições?! fora que é mais comum carro que passe por diversa condições ao invés de uma única... e aí qualquer recomendação acaba sendo um chute no escuro absolutamente genérico e de pouca utilidade para basear a especificidade de cada pessoa com seu peculiar carro...
Pois é, mas dá uma olhada nas "highways" dos caras lá de fora... é uma maravilha, sem remendo, sem buraco cheio de terra, pedregulho, poeira e o caramba... e não sei porque razão nem como poderia ser explicado, até os carros lá sujam menos no dia a dia, tem várias vídeos no youtube do pessoal afirmando que usam o carro uma semana e não cria aquele encardido que normalmente aqui a gente lava o carro em um dia é só passar o dedo e já está...
estes 50 k milhas deles aí tá subentendendo aquele carro que roda totalmente fora de condições severas, seria algo relativo as condições mais ideais possíveis realmente, um carro que roda primariamente em estradas muito bem pavimentadas, em alta velocidade e basicamente que come pouquíssima poeira mesmo... assim é fácil, até um guardanapo é filtro, dura mesmo, estes 50 k milhas considera um caso basicamente abstrato de um carro que rode em uma única condição super ideal.... Fora isto, é "mais frequentemente", o quanto é você quem sabe e não me responsabilize por nada que vier a explodir....
Penso que no filtro esportivo não é só o fator área que deve entrar em questão, ele é um animal completamente diferente realmente... O filtro mesmo filtra pouco, ele precisa ser menos resistivo para que seja capaz de passar mais ar, e que filtra mesmo é a correta combinação dele com o KY específico lá dele, meio que ele é mais um suporte para o lubrificante, e é aí que mora o perigo e o "more often", porque é quase que subjetivo e praticamente algo que está apenas nas suas mãos p/ determinar e cuidar... uma dor de cabeça a mais na vida de quem quer usar....
Melhor o bom e velho papel mesmo....