[DÚVIDA] - Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?

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vitorotaka
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Re: Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?

Mensagem por vitorotaka »

Bange escreveu: Sábado 31 2020f Outubro 2020 07:45:33 AM Não conheço o modelo com a resistência do lado do porta luvas, mas seguramente por ser uma peça que esquenta (até se não fisse), jamais poderia ficar solta...tem que haver um ponto de fixação.
Quanto a esquentar, sim e muito.
Existem alguns pontos sujeitos a mau contato...
O suporte de fusível
O próprio botão de ligar
O conector do conjunto de resistências
As escovas do motor em fim de vida
Obrigado pelo retorno Bange!

Localizei o orifício onde o resistor fica encaixado na passagem de ar da ventoinha para realizar a troca de calor. Provavelmente ele pode ter se soltado devido a vibração.

Acredito ter descoberto a causa da ventilação interna ter parado de funcionar inclusive na velocidade 4.
Verifiquei o estado do fusível de 30A e estava normal. Quando olhei com uma lanterna o conector de energia da ventoinha o mesmo estava derretido. Seguem as fotos:

https://ibb.co/qYY46Dn
https://ibb.co/2jy2Npt
https://ibb.co/rfpW55d
https://ibb.co/MGDdQVt

Saberiam informar onde consigo encontrar esse conector?

Outra dúvida, não me parece normal um conector derreter assim, pode ser alguma sobrecarga ou atingiu a vida útil mesmo?

Obrigado!


Bange
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Mensagem por Bange »

Bleza que achou...
Conectores automotivos são bem fáceis de encontrar... esse é bastante comum... muitas autopeças tem ou informam onde comprar.
Não conheço vida útil pra conector... tudo depende se pegou água, se estava bem apertado (os terminais elétricos macho/fêmea), se a corrente elétrica ultrapassou sua capacidade (pelo motor estar entrando em curto, por ter travado...), por estar subdimencionado para a carga...
O fato é que não devem aquecer...


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kaelgasparin
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Mensagem por kaelgasparin »

boa tarde, estou com esse problema no Corsa 2010/2011 - Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?
só trocar o fusível, qual modelo mais indicado? onde encontro ele na caixa de fusível? ou alguma outra dica?


Bange
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Mensagem por Bange »

Se funciona apenas a velocidade 4, não é fusível e sim o fusistor (fusível e fusistor são coisas diferentes), que fica montado junto com as resistências que dão as diferentes velocidades da ventoinha interna (da cabine).
Conjunto de resistores da ventoinha interna Corsa.jpg
A foto mostra uma peça verde (conjunto de 3 resistores) e uma pequena peça cilíndrica a sua esquerda, que é o fusistor.
A localização deste conjunto depende do modelo...no meu fica no final de um chicote próximo ao joelho direito do motorista...outros dentro do baú de ventilação (acessível apenas pela entrada de ar abaixo da churrasqueira)... outros estão dentro da caixa da própria ventoinha, acessível por baixo do porta-luvas...
O formato e o conector deste conjunto pode diferir um pouco entre os modelos, mas o funcionamento e o princípio são os mesmos.
O fusistor é uma peça comum em lojas de eletrônica e é bem barato, menos de 10 reais (mas tem especificações que devem obedecer a requisitos específicos de temperatura e corrente, normalmente vem inscrito no próprio fusistor),
Já o conjunto completo pode passar dos 100 Reais, se comprado em uma revenda GM.
Boa sorte!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


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