[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
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Roberto Souza
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Mensagem por Roberto Souza »

Minha duvida é se compessa instalar um ar-condicionado em um corsa wind 98 que é básico. valeu.
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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

Roberto Souza escreveu:Minha duvida é se compessa instalar um ar-condicionado em um corsa wind 98 que é básico. valeu.
Na minha opinião, dependo do local, das peças utilizadas e do veículo, pode até compensar instalar direção hidráulica.

Agora em se tratando de ar condicionado, é tudo mais complexo. Tem que mudar muita coisa no veículo e acaba que o valor do serviço aliado ao custo benefício não compensa...

Quando eu tinha um Classic 2008 eu tinha até cotado a instalação, mas desisti devido a complexidade do serviço.

Desanimei devido ter que fuçar um carro que na época era novo (desmontar todo o painel, trocar alternador, bateria, etc). Imagina eu ver um carro que eu tirei 0km com painel todo desmontado?

Ainda avaliei a possibilidade de o serviço não ficar bom e dar problema depois. Também pensei na remontagem do painel o carro poderia ficar cheio de "grilos". Desisti e nem direção hidráulica eu coloquei.

Em se tratando de um Wind 98, o custo econômico é mais inviável ainda. Se realmente quiser o AC, vale a pena você vender e comprar um carro já com AC e DH.

Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
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screamer
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Mensagem por screamer »

Ola pessoal, fiquei encafifado pq o meu carro demorava para esquentar, mas na rodovia eu achava que o marcador estar abaixo de 90° era normal, essa semana como a temperatura despencou no país, ao andar em rodovia notei que a temperatura ficava abaixo dos 90°, lendo no forum e pesquisando, mesmo sem dinheiro no bolso, resolvi acordar cedo e fazer 2 teste, um para ver se demorava mesmo pra esquentar e o outro pra saber se na rodovia tava abaixo dos 90°, o teste indicava que a válvula não tava funcionando, passei numa autopeças e comprei a válvula para desencargo! meu corsa é 1.6 16v e a instalação é tirar e colocar! não deu outra o resultado foi satisfatório o carro ficou firme na lenta e com mais compressão, e a temperatura se mantinha sempre que possível em 95°, obrigado pessoal do fórum pelas dicas! ah! paguei 85,00 de marca MTE,
a que estava no carro era original ainda!
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cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

Pessoal, meu carro ( GLS 1.6 16V ) por duas vezes hoje em congestionamento pesado armou a ventoinha com o ponteiro no meio da escala, entre 90º e 100º, a temperatura no painel abaixou, porem a ventoinha não desarmou, na primeira, desarmou quando comecei a rodar e pegou ar mais frio, na segunda na garagem de casa, deixei o carro ligado por 8 minutos e nada da ventoinha abaixar, seria isso sintoma de válvula termostática travada aberta ou fechada ? A água está limpa, porém não sei se contem adtivo, pois peguei o carro agora !
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu diria que pode ser problema mais na bomba d'água que na termostática. Se a válvula termostática estivesse travada fechada, o motor iria superaquecer e a ventoinha não daria um pio (caso use cebolão).

Quando vc fez o teste na garagem, o motor estava em marcha-lenta? Se sim, tente reproduzir novamente a situação, mas mantenha o motor em ~2000RPM.
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cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

Sim José Leal, estava em marcha lenta, a bomba d'agua é novinha em folha, foi trocada a cerca de 02 meses, quando o antigo proprietário fez a revisão para venda do carro, a água do reservatório está limpa, porém não verifiquei ainda se está pura ou se tem aditivo, o estranho é que começou hoje a tarde a fazer isso, eu já havia pego transito com ele dias antes e não notei nada de errado .
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Bom, deste modo, sobra a VT travada meio fechada ou o radiador entupido. Para saber se tem aditivo no sistema de arrefecimento, basta olhar a cor do líquido. Se estiver transparente, provavelmente só tem água.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

A propósito: não li o tópico inteiro, mas como troca-se a VT?

Sei que nos motores Família 2, a VT fica de cara pro crime, mas nos Família 1, fica ali por trás das correias. É preciso mexer nas correias, para troca-la?
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cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

No meu caso, 1.6 16V, ela fica na "cara do gol" também, bem fácil sua troca, diferente dos 1.6 8V, que tem que remover a correia dentada e outras coisas para se chegar até ela !!
screamer
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Mensagem por screamer »

cleitonvicente, pode ser cebolinha do radiador defeituosa também, aposto nessa peça! ela é responsável por armar de desarmar o ventilador do radiador e acho que mostra a temperatura no marcador do painel não tenho certeza!
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