[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Não tem resistor nenhum... o truque é feito por relés, que na velocidade baixa põe as ventoinhas em série e na alta elas são ligadas normalmente, em paralelo.


yurimaciel17
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 05 2020f Maio 2020 10:59:34 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por yurimaciel17 »

Então galera, recentemente adquiri um Corsa Hatch 1.6 ano 96, dei uma geral nele troquei válvula termostática, radiador novo, cabo de velocímetro, foi feito duas vezes a limpeza do sistema de arrefecimento e outras coisas (porque sou meio chato com manutenção hehehe 🤭) e mesmo assim em trânsito o carro trabalha por volta dos 100°C, bom a ventoinha arma normal e o ponteiro cai um pouco. O que me assusta é ver essa temperatura subir assim e trabalhar numa taxa tão alta. Bom, sou novo aqui no grupo e estou gostando de participar, pois aprendi muitas dicas e macetes, Enfim É NORMAL O CORSA TRABALHAR NA CASA DOS 100°C?? devo me atentar com alguma peça? abraços aos membros do Fórum!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Dá uma lida nesse tópico...
viewtopic.php?f=92&t=111714
Se ainda tiver dúvidas, retorne e nos fale mais sobre seu sistema... tem cebolão? Tem AC de fábrica?


Andrei Barros
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 05 2019f Setembro 2019 09:54:25 PM
Localização: Boa Esperança - ES
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Andrei Barros »

Bia noite a todos. Dei uma lida nas últimas páginas do tópico e vi que meu carro tem o mesmo problema de muitos aqui.
Tenho um Corsa GSi 1995. Substitui todas as peças do sistema de arrefecimento recentemente, exceto a bomba d’água. O carro também teve o cabeçote refeito recentemente devido corrosão de galeria (não recebia os cuidados adequados por parte de algum dono anterior),
O que está acontecendo. A temperatura do carro chega a 100°C quando está com ar desligado, e só aí arma a primeira velocidade das ventoinhas. Com o ar ligado, ele arma a segunda quando chega a 100°C (a primeira já está ligada desde que o ar foi ligado). Me intriga o fato de só acionar tão tarde e de a temperatura não baixar mesmo quando há o acionamento da ventoinha, ficando estabilizada em torno dos ditos 100°C se o carro permanecer parado.
Pelo OP-COM, a temperatura do sensor da central bate com o do painel. O que poderia estar acontecendo? Seria esse problema de capacitor do painel? Alguma deficiência da VT, mesmo já tendo usado duas - ambas Wahler?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc fêz o teste com papelão ou o teste "enganando a ECU"?
Qual valor de tensão em cima do sensor quando as ventoinhas ligam?


Andrei Barros
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 05 2019f Setembro 2019 09:54:25 PM
Localização: Boa Esperança - ES
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Andrei Barros »

Não cheguei a ler todo o tópico. Tem ensinando como fazê-los?


Andrei Barros
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 05 2019f Setembro 2019 09:54:25 PM
Localização: Boa Esperança - ES
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Andrei Barros »

Achei como faz os testes! Vou fazer e qualquer coisa pergunto aqui. Obrigado!


Andrei Barros
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 05 2019f Setembro 2019 09:54:25 PM
Localização: Boa Esperança - ES
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Andrei Barros »

Vi os videos orientando sobre os testes. Conversei com o eletricista que faz serviço pra mim e vamos fazer o teste enganando a ECU assim que pudermos, mas observando o vídeo do teste do papelão, me passa a impressão que meu problema pode estar no painel. Como aqui é muito quente, a ventoinha teria dificuldade para baixar a temperatura na primeira velocidade, e por isso fica estável. Mas como só arma em 100°C no painel a primeira, não quero arriscar colocar o papelão para aguardar armar a segunda.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Repare que enganar a ECU, testa apenas a parte elétrica... já com o papelão vc pode monitorar a parte elétrica (medindo a tensão no sensor x a temperatura com que as ventoinhas ligam), e avaliar temperaturas (com termômetro infravermelho manual), no cabeçote (tem que ser bem próximo da leitura da painel ou do scaner) e das mangueiras de entrada/saída do radiador (a diferença gira em torno de uns 10°C).
Se a temperatura do painel for muito diferente do termômetro, seu sensor pode estar fora das especificações.
Se a diferença da temperatura de entr./saída do radiador for muito grande, há uma deficiência de fluxo ou da velocidade do líquido, indicando obstrução no circuito ou ineficiência da bomba.
Já se a diferença for muito pouca indica ineficiência das ventoinhas, que podem estar agarrando ou alimentadas com tensão inferior a do alternador (tem que ser maior que 12V).
O mais chato de se verificar (sem abrir nada) é a bomba, pois não dá pra checar se o rotor está patinando ou se as aletas estão esfareladas/carcomidas...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... complementando...
As avaliações devem ser feitas preferencialmente com o motor na temperatura de trabalho >92 e <100°C.
Não sei se no GSI a parte elétrica é diferente, tudo indica que não... mas os relés são muito importantes e um mau contato em suas paletas/terminais podem retardar a entrada das velocidades das ventoinhas (de ambas ou de apenas uma)... atenção especial para um relé amarelo (no meu caso), que tem uma eletrônica interna que gera um retardo de uns 2s, para que na velocidade alta ambas as ventoinhas não liguem ao mesmo tempo (a razão disto é para diminuir o pico de corrente se ambas ligarem juntas).
Primeiro faça o teste que quiser, em havendo alguma dúvida cheque/avalie/limpe/troque... depois refaça o teste e comprove se o que foi feito realmente resolveu o problema.
Boa sorte e dê retorno pra gente...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”