Boa noite pessoal,
Depois de muitos vídeos e tutoriais, inclusive um daqui, hoje eu animei limpar o meu sistema de arrefecimento. E pela sujeira parece que meu corsinha nunca viu um aditivo na mão do dono antigo. Mesmo assim na empolgação do momento eu resolvi colocar, tirar a ferrugem que tiver lá dentro e trocar o que precisar. Enfim, cuidar do menino né.
A minha dúvida é quanto a quais peças eu deveria procurar pelo vazamento, e também quais trocar preventivamente já que deve ter ferrugem pra todo lado. Agora de noite eu dei uma voltinha no bairro nele pra fazer a água circular, e amanhã de manhã vou conferir se baixou muito e se dá pra ver algum vazamento.
[DÚVIDA] - Vazamentos no arrefecimento
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 2
- Registrado em: Quarta-feira 20 2019f Novembro 2019 08:49:27 PM
- Localização: Viçosa - MG
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
O uso constante do aditivo diminui muito a velocidade de oxidação das partes metálicas por onde o líquido passa... se não usaram anteriormente, não há como saber o quanto já foi prejudicado, salvo desmontando tudo e inspecionando...mas há um item que é chato pra trocar, é barato e não sei se vale a pena se não estiver vazando por ele... é (são) os selos do motor....
Vazamentos podem ocorrer por todo o circuito... abraçadeiras, tubo de plástico, tampa do reservatório, radiador (do motor), bomba, radiador e válvula do AQ (se tiver), junta do suporte da VT... até pra dentro do motor (pior caso).
Não há item que se troque preventivamente no arrefecimento, salvo o próprio líquido.
Quando se compra um carro usado, o normal é não se acreditar no que o dono anterior disse a respeito de fluidos, óleos, correia dentada (muitos trocam a bomba d'água junto), etc... e preventivamente troca-se tudo, para a partir de então contabilizar o tempo ou quilometragem de uso (ex.: óleo do motor a cada 5.000km ou 6 meses, fluido do freio a cada 2 anos, correia dentada a cada 40.000km... e por aí vai).
Lamento, mas ou vc troca literalmente tudo ou faz uma boa limpeza e passe a usar um bom aditivo.... mas espere por problemas futuros... quando? Só Deus sabe...
Entenda um pouco mais em > https://www.corsaclube.com.br/viewtopic ... 2&t=111714
Vazamentos podem ocorrer por todo o circuito... abraçadeiras, tubo de plástico, tampa do reservatório, radiador (do motor), bomba, radiador e válvula do AQ (se tiver), junta do suporte da VT... até pra dentro do motor (pior caso).
Não há item que se troque preventivamente no arrefecimento, salvo o próprio líquido.
Quando se compra um carro usado, o normal é não se acreditar no que o dono anterior disse a respeito de fluidos, óleos, correia dentada (muitos trocam a bomba d'água junto), etc... e preventivamente troca-se tudo, para a partir de então contabilizar o tempo ou quilometragem de uso (ex.: óleo do motor a cada 5.000km ou 6 meses, fluido do freio a cada 2 anos, correia dentada a cada 40.000km... e por aí vai).
Lamento, mas ou vc troca literalmente tudo ou faz uma boa limpeza e passe a usar um bom aditivo.... mas espere por problemas futuros... quando? Só Deus sabe...
Entenda um pouco mais em > https://www.corsaclube.com.br/viewtopic ... 2&t=111714
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 2
- Registrado em: Quarta-feira 20 2019f Novembro 2019 08:49:27 PM
- Localização: Viçosa - MG
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
Nossa, excelente tópico vou aproveitar pra testar as ventoinhas e procurar por um aditivo melhor.
Hoje eu reparei que a bomba e a VT amanheceram molhadas, então dois vazamentos já deram as caras. E o pior, eu acho que a ferrugem travou minha VT. Porque tipo, como o líquido de arrefecimento tava imundo, a temperatura no indicador não tava variando muito, provavelmente a ferrugem não estava deixando trocar calor, aí quando eu troquei e dei uma volta nele foi só pra 1/4 dentro da cidade. Fui numa estrada aqui e ela esfriou total. Imagina só se trava fechada? Tava na m*rda. Enfim, comprei as peças e to só esperando chegar pra trocar.
O meu medo é que comece a vazar pra dentro do motor; nesse caso os sintomas seriam o motor ficar mais fraco, a fumacinha branca, a cor do óleo, água nas velas e tals?
Hoje eu reparei que a bomba e a VT amanheceram molhadas, então dois vazamentos já deram as caras. E o pior, eu acho que a ferrugem travou minha VT. Porque tipo, como o líquido de arrefecimento tava imundo, a temperatura no indicador não tava variando muito, provavelmente a ferrugem não estava deixando trocar calor, aí quando eu troquei e dei uma volta nele foi só pra 1/4 dentro da cidade. Fui numa estrada aqui e ela esfriou total. Imagina só se trava fechada? Tava na m*rda. Enfim, comprei as peças e to só esperando chegar pra trocar.
O meu medo é que comece a vazar pra dentro do motor; nesse caso os sintomas seriam o motor ficar mais fraco, a fumacinha branca, a cor do óleo, água nas velas e tals?
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 4 Respostas
- 1691 Exibições
-
Última mensagem por Frederico Santos
-
- 2 Respostas
- 1052 Exibições
-
Última mensagem por Lukastrin
-
- 1 Respostas
- 16203 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 4 Respostas
- 2355 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 3594 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 0 Respostas
- 13 Exibições
-
Última mensagem por Samuelziin
-
- 1 Respostas
- 4007 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 1 Respostas
- 205 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 6 Respostas
- 938 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1510 Exibições
-
Última mensagem por SemControle