[DÚVIDA] - Vazamentos no arrefecimento

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Luan Alves
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 20 2019f Novembro 2019 08:49:27 PM
Localização: Viçosa - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

[DÚVIDA] - Vazamentos no arrefecimento

Mensagem por Luan Alves »

Boa noite pessoal,

Depois de muitos vídeos e tutoriais, inclusive um daqui, hoje eu animei limpar o meu sistema de arrefecimento. E pela sujeira parece que meu corsinha nunca viu um aditivo na mão do dono antigo. Mesmo assim na empolgação do momento eu resolvi colocar, tirar a ferrugem que tiver lá dentro e trocar o que precisar. Enfim, cuidar do menino né.

A minha dúvida é quanto a quais peças eu deveria procurar pelo vazamento, e também quais trocar preventivamente já que deve ter ferrugem pra todo lado. Agora de noite eu dei uma voltinha no bairro nele pra fazer a água circular, e amanhã de manhã vou conferir se baixou muito e se dá pra ver algum vazamento.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O uso constante do aditivo diminui muito a velocidade de oxidação das partes metálicas por onde o líquido passa... se não usaram anteriormente, não há como saber o quanto já foi prejudicado, salvo desmontando tudo e inspecionando...mas há um item que é chato pra trocar, é barato e não sei se vale a pena se não estiver vazando por ele... é (são) os selos do motor....
Vazamentos podem ocorrer por todo o circuito... abraçadeiras, tubo de plástico, tampa do reservatório, radiador (do motor), bomba, radiador e válvula do AQ (se tiver), junta do suporte da VT... até pra dentro do motor (pior caso).
Não há item que se troque preventivamente no arrefecimento, salvo o próprio líquido.
Quando se compra um carro usado, o normal é não se acreditar no que o dono anterior disse a respeito de fluidos, óleos, correia dentada (muitos trocam a bomba d'água junto), etc... e preventivamente troca-se tudo, para a partir de então contabilizar o tempo ou quilometragem de uso (ex.: óleo do motor a cada 5.000km ou 6 meses, fluido do freio a cada 2 anos, correia dentada a cada 40.000km... e por aí vai).
Lamento, mas ou vc troca literalmente tudo ou faz uma boa limpeza e passe a usar um bom aditivo.... mas espere por problemas futuros... quando? Só Deus sabe...
Entenda um pouco mais em > https://www.corsaclube.com.br/viewtopic ... 2&t=111714
Luan Alves
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 20 2019f Novembro 2019 08:49:27 PM
Localização: Viçosa - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Luan Alves »

Nossa, excelente tópico vou aproveitar pra testar as ventoinhas e procurar por um aditivo melhor.

Hoje eu reparei que a bomba e a VT amanheceram molhadas, então dois vazamentos já deram as caras. E o pior, eu acho que a ferrugem travou minha VT. Porque tipo, como o líquido de arrefecimento tava imundo, a temperatura no indicador não tava variando muito, provavelmente a ferrugem não estava deixando trocar calor, aí quando eu troquei e dei uma volta nele foi só pra 1/4 dentro da cidade. Fui numa estrada aqui e ela esfriou total. Imagina só se trava fechada? Tava na m*rda. Enfim, comprei as peças e to só esperando chegar pra trocar.

O meu medo é que comece a vazar pra dentro do motor; nesse caso os sintomas seriam o motor ficar mais fraco, a fumacinha branca, a cor do óleo, água nas velas e tals?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... ou borbulhar no reservatório...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”