[DÚVIDA] - Barulho no motor Corsa Wind 1996 MPFI 1.0 8v

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

[DÚVIDA] - Barulho no motor Corsa Wind 1996 MPFI 1.0 8v

Mensagem por alisson_dg4 »

Olá pessoal, tudo certo!?

Meu Corsa começou a apresentar um barulho no motor do lado esquerdo do carro (de frente para ele) em direção a correia dentada. Logo ao ligar o carro o barulho (não contínuo) já acontece. Em alta velocidade este barulho já não é mais ouvido. Fiz um teste retirando a correia do alternador mas mesmo assim o barulho continuou. Levei em uma mecânica e o mecânico indicou que seria o rolamento da bomba d'água. Vale ressaltar que esse carro utilizava água antes e eu fiz a troca para passar a utilizar aditivo no sistema de arrefecimento. Porém, esta troca foi realizada há mais de um ano.
Para adiantar, optei por comprar a bomba d'água. Acabei comprando uma original por não ter conhecimento na qualidade de bombas de marcas paralelas, já que nessa mecânica seria utilizada uma bomba paralela (não lembro a marca).
Diante dessa situação, gostaria da opinião de vocês sobre as seguintes questões:
1 - Se acreditam que realmente tem grandes chances de ser mesmo a bomba d'água?
2 - Caso sendo realmente problema na bomba d'água, corro um risco alto de andar com o carro (correia dentada partir, empenar válvula, aquecimento do motor, etc....)?
3 - Para aproveitar o serviço, quais outros pontos eu poderia solicitar ao mecânico para ele avaliar? (Ex.: vazamento em retentor do eixo de comando e virabrequim, vazamento na bomba de óleo, etc...)?

Obs: Segue anexado um áudio (compactado em zip) que gravei contendo o barulho. Primeiro sem abrir o capô e logo depois com o capô aberto:
barulho.zip
Desde já agradeço!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

barulhos nessa região em geral é algum rolamento, pois bem, tudo ali tem algum tipo de rolamento....o q mais apresenta problema é realmente a bomba d'agua ali, mas tudo tem rolamento e esta sujeito.....
aproveitar pra ver ali é tudo....de retentor de vira brequim, a retentor de comando, esticador, tudo.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por alisson_dg4 »

SemControle escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 08:31:47 AM barulhos nessa região em geral é algum rolamento, pois bem, tudo ali tem algum tipo de rolamento....o q mais apresenta problema é realmente a bomba d'agua ali, mas tudo tem rolamento e esta sujeito.....
aproveitar pra ver ali é tudo....de retentor de vira brequim, a retentor de comando, esticador, tudo.....
Valeu pela resposta SemControle!

Eu espero que seja a bomba d'água mesmo, até pq já comprei ela.

Você acha que teria necessidade de trocar a correia dentada e tensionador? Eles foram trocados há uns 2 anos aproximadamente e ando muito pouco com o carro. Acredito mesmo que só se a correia estiver com rachadura ou contaminada com óleo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não sei não... o rolament o da bomba é largão, acho que não daria esse tipo de barulho, até porque teria que estar vazando líquido...
Sabe o que ne parece... polia frouxa em eixo... da bomba, do tensionador, do vira... certamente está associada a dentada.
Mas barulho gravado é complicado... pode até ser um parafuso frouxo... tem que avaliar presencialmente.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alisson_dg4 escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 06:11:40 PM
SemControle escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 08:31:47 AM barulhos nessa região em geral é algum rolamento, pois bem, tudo ali tem algum tipo de rolamento....o q mais apresenta problema é realmente a bomba d'agua ali, mas tudo tem rolamento e esta sujeito.....
aproveitar pra ver ali é tudo....de retentor de vira brequim, a retentor de comando, esticador, tudo.....
Valeu pela resposta SemControle!

Eu espero que seja a bomba d'água mesmo, até pq já comprei ela.

Você acha que teria necessidade de trocar a correia dentada e tensionador? Eles foram trocados há uns 2 anos aproximadamente e ando muito pouco com o carro. Acredito mesmo que só se a correia estiver com rachadura ou contaminada com óleo.
correia é complicado, se desmontar e não trocar, rodar mais 1K km e quebrar vai ser economia porca, se trocar nunca se sabe.....eu sendo vc trocaria, pode ser um $$ da correia jogado fora, mas é um $$ q se torna troco de bala se comparado a quebra da correia....
aqui em casa, não se usa carro, o pug 06/07 com quase 5K km, tem tudo original, o óleo não é original de tanto q enchi o saco para trocarem, mas larguei mão (qnd vc é errado no mundo, enche o saco), correia está lá já tem pelo menos 14 anos....o outro carro, meu pai pegou e já pediu pro antigo dono deixar na oficina, não me recordo o ano (creio q antes de 2010, acho q foi bem perto de 07 qnd pegaram o pug), mas faz um bom tempo de qq forma, saiu da oficina e nem amaciado foi, nunca trocou o óleo após isso, ate uma bomba de encher pneu meu pai comprou pra encher sem ter q tirar o carro pra ir no posto.....
vc acha q eu pego algum desses carro? nem a pau, eu não saio se minhas motos não tiverem condição, mas não pego essas bombas prestes a explodir....gasolina, óleo, borrachas, se desgastam só pela contaminação.....as borrachas ainda tem o calor pra ajudar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por alisson_dg4 »

Bange escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 09:30:01 PM Não sei não... o rolament o da bomba é largão, acho que não daria esse tipo de barulho, até porque teria que estar vazando líquido...
Sabe o que ne parece... polia frouxa em eixo... da bomba, do tensionador, do vira... certamente está associada a dentada.
Mas barulho gravado é complicado... pode até ser um parafuso frouxo... tem que avaliar presencialmente.
Realmente, só pelo barulho é meio complicado saber o que é mesmo.
Se não for a bomba vou tentar ver se devolvo ela.
Segunda vou levar no mecânico pra saber o que é. Só espero que ele não me passe a perna, até pq vou acompanhar todo o serviço.
E também que não seja nada grave, tipo chegar ao ponto de ter que trocar um virabrequim ou um comando inteiro (não sei se chegaria a esse ponto também).
Mas como vc falou, realmente tem relação com a correia.
SemControle escreveu: Sexta-feira 08 2021f Janeiro 2021 06:52:02 AM
alisson_dg4 escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 06:11:40 PM
SemControle escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 08:31:47 AM barulhos nessa região em geral é algum rolamento, pois bem, tudo ali tem algum tipo de rolamento....o q mais apresenta problema é realmente a bomba d'agua ali, mas tudo tem rolamento e esta sujeito.....
aproveitar pra ver ali é tudo....de retentor de vira brequim, a retentor de comando, esticador, tudo.....
Valeu pela resposta SemControle!

Eu espero que seja a bomba d'água mesmo, até pq já comprei ela.

Você acha que teria necessidade de trocar a correia dentada e tensionador? Eles foram trocados há uns 2 anos aproximadamente e ando muito pouco com o carro. Acredito mesmo que só se a correia estiver com rachadura ou contaminada com óleo.
correia é complicado, se desmontar e não trocar, rodar mais 1K km e quebrar vai ser economia porca, se trocar nunca se sabe.....eu sendo vc trocaria, pode ser um $$ da correia jogado fora, mas é um $$ q se torna troco de bala se comparado a quebra da correia....
aqui em casa, não se usa carro, o pug 06/07 com quase 5K km, tem tudo original, o óleo não é original de tanto q enchi o saco para trocarem, mas larguei mão (qnd vc é errado no mundo, enche o saco), correia está lá já tem pelo menos 14 anos....o outro carro, meu pai pegou e já pediu pro antigo dono deixar na oficina, não me recordo o ano (creio q antes de 2010, acho q foi bem perto de 07 qnd pegaram o pug), mas faz um bom tempo de qq forma, saiu da oficina e nem amaciado foi, nunca trocou o óleo após isso, ate uma bomba de encher pneu meu pai comprou pra encher sem ter q tirar o carro pra ir no posto.....
vc acha q eu pego algum desses carro? nem a pau, eu não saio se minhas motos não tiverem condição, mas não pego essas bombas prestes a explodir....gasolina, óleo, borrachas, se desgastam só pela contaminação.....as borrachas ainda tem o calor pra ajudar
Acho que vou aproveitar e trocar mesmo correia/tensionador. Lá eles trabalham com o kit da gates (o mesmo que estou usando agora), então penso eu que o risco de ser falsificado já é menor, pelo fato de ser um kit. Pq tem mais essa questão também, de por correia/tensionador falsificados. Ai não sei dizer se é pior estar usando correia/tensionador, que foram trocados a um bom tempo (sendo peças originais), ou ter correia/tensionador novos e falsificados.
A propósito, usar um kit da gates seria uma boa? Ou teria opções melhores, tipo Contitech, Dayco, ACDELCO....?
Conversei com um outro mecânico e ele me disse que eu deveria trocar todo ano (é isso que ele faz no carro dele, um classic modelo novo, só não sei o ano).
Realmente, carro tem que ter sempre manutenção (preventiva) pra poder andar sem ter preocupação (e olha lá). O problema é quando a manutenção é a corretiva, ai já é tarde.
Não digo que sou o melhor dono de Corsa, mas tento fazer sempre as manutenções preventivas pra não ter dor de cabeça depois.
Carro 06/07 só com 5K km, correia com quase 14 anos, realmente esse carro é muito pouco usado :o :o :o E tem aquela coisa, infelizmente carro parado também estraga :?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Dependendo do carro, acho que nem taxista troca correia todo ano... duvido que ele faça isto...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é conversa isso q troca todo ano, ou ele é pior q taxista e roda com vontade......

uma das motos q tenho é transmissão por correia, a troca é prevista a cada 20K, vc acha paralela de 80 reais, na pandemia comprei a original por mais de 500 reais (a moto deve valer 5K), qual a vantagem? já peguei correia paralela com menos de 2K kms quebrada, e ainda travou a roda traseira da moto, não basta o problema de parar a moto e ter q gastar novamente com guincho, correia e mão de obra, o risco de queda qnd acontece de travar a roda traseira, eu apenas indico e sugiro as peças originais qnd são de risco assim, se o proprietário não quer comprar é uma opção dele....foi o caso dessa correia paralela, o proprietário optou por comprar novamente correia paralela.....

os carros de caso nem contam....se um dia forem por pra rodar, é defeito em cima de defeito, é peça caindo na rua....pneu tem a mesma idade, e rodou esses 5K kms, devem estar quadrados, por sorte qnd usam vão no mercado q não da 1km de casa, só qnd compra algo pesado mesmo (nem esquenta o motor), do contrario é na mão e a pé....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por alisson_dg4 »

Bange escreveu: Sábado 09 2021f Janeiro 2021 02:02:05 PM Dependendo do carro, acho que nem taxista troca correia todo ano... duvido que ele faça isto...
Ou se quer sabe que ela existe . Só vai saber quando o carro parar mesmo :o
SemControle escreveu: Sábado 09 2021f Janeiro 2021 04:55:23 PM é conversa isso q troca todo ano, ou ele é pior q taxista e roda com vontade......

uma das motos q tenho é transmissão por correia, a troca é prevista a cada 20K, vc acha paralela de 80 reais, na pandemia comprei a original por mais de 500 reais (a moto deve valer 5K), qual a vantagem? já peguei correia paralela com menos de 2K kms quebrada, e ainda travou a roda traseira da moto, não basta o problema de parar a moto e ter q gastar novamente com guincho, correia e mão de obra, o risco de queda qnd acontece de travar a roda traseira, eu apenas indico e sugiro as peças originais qnd são de risco assim, se o proprietário não quer comprar é uma opção dele....foi o caso dessa correia paralela, o proprietário optou por comprar novamente correia paralela.....

os carros de caso nem contam....se um dia forem por pra rodar, é defeito em cima de defeito, é peça caindo na rua....pneu tem a mesma idade, e rodou esses 5K kms, devem estar quadrados, por sorte qnd usam vão no mercado q não da 1km de casa, só qnd compra algo pesado mesmo (nem esquenta o motor), do contrario é na mão e a pé....
Realmente, ele anda com vontade. Dá até dó do Classic dele. Meu carro de ano bem mais velho está mais conservado do que o dele :o

Levei o carro na mecânica e realmente era problema no rolamento da bomba d'água. Aproveitei para trocar correia/tensionador também. Não tinha nenhum vazamento ali na parte da dentada, porém tinha um leve vazamento na bomba de óleo. Outro lugar que está com vazamento é no semi-eixo do lado do motorista, porém optei por não arrumar, pois era pequeno e senão iria encarecer mais a brincadeira. Segundo eles precisava ser feita a troca do retentor do semi-eixo.
Será que teria algum problema de eu andar com esse vazamento (pouca coisa, não chega a pingar no chão)?
Certa vez passei com o carro em uma rua alagada, com água até a metade do pneu aproximadamente. Será que essa água pode ter entrado em contato com o óleo do carter do câmbio nessa parte do retentor?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O óleo da caixa (mecânica) não trabalha sob pressão nenhuma e pequenos vazamentos podem esperar muito (não eternamente) para serem sanados... e por não ser um óleo consumível, se repor o que vaza, dá oportunidade de aguardar vacas mais gordas para o reparo.
Para entrada de água na caixa seria necessário alguma abertura por cima, onde tem ar e não óleo ( tipo a entrada da conexão do cabo do velocínetro), e ainda teria que ficar 100% imersa por um bom tempo... não creio que o tipo de vazamento citado e no local citado dê condição pra isso.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”