[DÚVIDA] - Escape Incandescente

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDA] - Escape Incandescente

Mensagem por gtmski »

Fernando, estava conferindo seu álbum aqui (https://goo.gl/photos/Xk9JYo1atj7GsnCu6) observando seu 4x1... encontrei ele no mercadolivre e pelo preço, eu palpitaria que as paredes são finas...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

As sondas e as ECU's são casadas...é uma questão de precisão ou sensibilidade.
Tem que saber a sonda certa para a ECU/motor, não pode sair trocando... principalmente em carros mais novos.
Mas em termos de sinal, é tudo igual...
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Domingo 08 2020f Março 2020 07:37:54 AM O coletor anterior era o original de fábrica? Ele ficava incandescente?
O anterior era do Giba escapes e não ficava incandescente.
Bange escreveu: Domingo 08 2020f Março 2020 07:37:54 AMA retirada do catalizador ocorreu em que momento... com coletor velho ou novo?
Catalisador foi retirado uns 12 anos atrás, ainda com coletor original. Depois veio o coletor do giba, que rodou certo por uns 10 anos ou mais.
Bange escreveu: Domingo 08 2020f Março 2020 07:37:54 AM Houve alguma mexida ou manutenção no cabeçote? Se sim, qual?
Nada! Troquei correia dentada, retentor do comando, junta da tampa... Esse tipo de coisa apenas.
gtmski escreveu: Domingo 08 2020f Março 2020 10:11:03 AM A mistura está pobre?
Não!! Todos os parâmetros possíveis de se checar estão certos!!!
Única coisa que ainda não consegui é termômetro pra medir é a temperatura do escape!
gtmski escreveu: Domingo 08 2020f Março 2020 10:11:03 AM Eu fico meio encucado com o posicionamento da lambda nesses 4x1, ainda mais com a lambda de 1 fio original que não é aquecida e originalmente fica bem mais perto do cabeçote...
Já usa sonda aquecida desde o primeiro 4x1 colocado.
gtmski escreveu: Domingo 08 2020f Março 2020 10:11:03 AMFernando, estava conferindo seu álbum aqui (https://goo.gl/photos/Xk9JYo1atj7GsnCu6) observando seu 4x1... encontrei ele no mercadolivre e pelo preço, eu palpitaria que as paredes são finas...
Eu já cogitei isso e ainda não descartei a possibilidade, até porque é algo "errado" ao carro, não é original dele e não estava lá antes. Acho que seria pouco provável a qualidade ser ruim devido ao fato de a empresa só trabalhar com isso e fazer diversos escapes sob medida pra carros diversos (pouco provável, não impossível...). A espessura da parede (informada!!) é a média usada em todos os carros que conheço... E o acabamento desse é infinitamente superior ao escape anterior que era do "gigante" Giba, que veio com defeitos!
Bange escreveu: Domingo 08 2020f Março 2020 07:37:54 AMTem que saber a sonda certa para a ECU/motor, não pode sair trocando... principalmente em carros mais novos.
Mas em termos de sinal, é tudo igual...
A sonda tá na mesma posição do escape anterior, leitura correta e tal...
Como eu disse, tudo que se pode checar, foi checado e re-checado, por mim e por outros.
Mas o meu palpite é mesmo colocar coletor original de volta e ver o que acontece, é a única "lógica" que eu vejo nesse caminho. Já me sugeriram pegar outra ECU emprestada pra testar, mas sinceramente, não creio que haja problema com ela. Claro que não descarto nem a hipótese de testar cardã e bomba injetora... :jester:

Como já estou duvidando de mim mesmo, estou procurando algum aplicativo que ajude a fazer medições de 0 a 100 e tal, se conhecerem algum pra me indicar, agradeço também, daí posso ter uma base se o desempenho tá igual.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pelas respostas, creio que é óbvio ser o material/espessura do novo coletor... naturalmente ali esquenta e muuuito e não deve ser motivo decpreocupação, mas...
A falta do catalizador pode estar acarretando alguma diferença no consumo, pois a engenharia/vazão/velicidade de saída dos gases foi alterada.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

escap incandescente vem de mistura rica, q a queima de parte dela acontece nos canos....
pelo q vejo não é o caso, tem toda indicação de ser o material mesmo....
eu só vi algo assim em carro turbo depois de uma sarrafada das bem servida mesmo.....
é de ferro fundido mesmo esse coletor?

sobre a sonda ser de 1 fio ou mais, é pro trabalho da mesma apenas, um fio depende da temperatura dos gases e canos pra chegar a temperatura de trabalho, com mais de um fio esse papel vem da resistência interna da sonda, que muito rapidamente ja deixa em temperatura de trabalho, colocando um coletor diferente e mais longo é fortemente indicado a troca de uma sonda de um fio por uma aquecida com mais de um fio, a leitura é a mesma pra ambas....
a wide band já tem uma forma completamente diferente de trabalho.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Só pra avisar... Eu não mexi mais no carro, conforme for fazendo, vou comentando aqui. Estou testando aplicativos pra ajudar na medição do desempenho.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

1 - Desempenho do carro foi medido com aparelho apropriado. Está normal como sempre foi.

2 - Escape original todo montado. Coletor de ferro fundido e o tubo abaixo ficou incandescente da mesma forma.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Ninguém? :(
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Todos os sensores trocados. Devo trocar ECU essa semana.
Falei com o cara que é chefe de oficina de concessionária há 38 anos. Disse que nunca viu isso acontecer num Corsa.

Imagem Imagem Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tmb, so vi com mistura rica devido a N fatores....seja mistura, ponto, vedacao valvulas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”