Olá pessoal, o tubo do cano da água do radiador quebrou sexta dia 27/10, peça de plástico que fica atrás do bloco do motor, chamei o guincho levei o carro para casa e troquei ontem domingo, a peça e as braçadeiras, mas fiz os testes e descobri que a válvula termostática travou fechada (por isso deve ter quebrado o cano pela pressão), só que coloquei essa válvula dia 28/01, e com nove meses ela travou, acontece de travar assim com pouco tempo de uso, essa válvula é melhor colocar original ou é daquelas peças que a paralela é melhor que a original ?
OBS: trabalhei como motorista de aplicativo por 3 meses e meio, nisso o carro ficou parado esse tempo, rodava uma média de 80 Km no mês de 7 a 22 km uma vez por semana só no sábado, e cheguei a ficar duas semanas com carro parado ligava uma vez na semana só para não arriar a bateria, esse tempo ocioso pode ter contribuído para que a válvula travasse cedo, pode ter acumulado alguma coisa na válvula comprometendo a vida útil ?
[DÚVIDA] - Válvula termostática travada
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não trava assim fácil, uso de aditivo corretamente ajuda a conservar todo o sistema....
não rodar tmb não causa isso, eu não rodava muito e não aconteceu, tem um carro 2006 em cada c menos de 6K kms e esta normal
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Então levei no mecânico, pior que funcionou normal o carro , ( não sei se ficou alguma bolha de ar atrás da válvula termostática e como andei ela acabou saindo) resumindo troquei a correia dentada pois estava comida olhando de frente para o carro do lado esquerdo, ( não rodei nem 20 mil km já troquei de novo a correia dentada e o esticador, pedi para o mecânico verificar o que poderia estar acabando com a correia dentada cedo, ele checou as engrenagens e disse que está tudo ok disse que talvez pode ser o esticador que estava roncando "fazendo barulho", coloquei da marca continental espero que dure) , ele checou a válvula termostática e disse que estava ok, mas estou aqui no mecânico de novo, pois o carro funciona quando quer uma hora a ventoinha aciona nos 95° e outra hora chega perto dos 100°, resumindo de vez em quando o carro fica esquentando, ontem fiz um trajeto de 20 km Rodoanel até Alphaville, e volta de Alphaville até perus, pelo Rodoanel também, e umas três vezes o carro quase chegou nos 100°, e quando eu estava indo passou um pouquinho dos 100 e logo voltou, o carro não pode ficar esquentando pois se não vai queimar a junta de cabeçote, estou aqui no mecânico para ele trocar essa válvula termostática tenho quase certeza que ela esta travando mesmo e funciona quando quer porque se fosse cabeçote o carro ia estar fervendo direto, o mecânico não é ruim mas temos que ficar espertos com quem deixamos o carro, porque ele disse que poderia ser a bomba d'água e qualquer coisa já trocava, mas falei para ele negativo a bomba d'água troquei faz 11 meses, impossível está ruim, estou aqui no mecânico depois que eu trocar a válvula termostática falo se realmente era esse o problema
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Como sabe que a termostática havia travado fechada? Que tipo de teste fez? Quanto à temperatura do painel, é um sensor independente... não é o sinal que vai para a ECU e tampouco ele representa a temperatura real do líquido de arrefecimento
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Então realmente era a válvula termostática, fiz o teste e rodei todos os dias durante 1 semana com o carro, e esta normal agora, quando o mecânico tirou ele mostrou que a válvula estava travada "meio aberta", por isso estava esquentando porque não saia agua o suficiente, em questão do teste pra saber se a válvula esta travada ou não é o seguinte vou mandar o link de um vídeo explicando, fiz o teste deu 95 graus passou e não saia agua só depois que desligava o carro e passava uns segundos e a agua saia (tirei a mangueira para comprovar) [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=L8lg_Hi2YGY[/youtube], não achei que poderia ser o marcador apesar de alguns caso acontecer por que esta marcando tudo certinho e depois do teste tive a certeza da válvula, agora outra duvida que me surgiu foi a correia dentada, fiz a troca uma vez e com 15 mil a correia estourou, fiz a retifica do cabeçote e válvulas, e agora de novo não tinha 20 mil km rodado e a correia estava fina, [image][/image] [image][/image] to achando estranho esse desgaste precoce da correia, pedi pro mecânico verificar e ele disse que está tudo ok, pode ser por causa do esticador que estava fazendo barulho mas fico cabreiro.
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essa correia está desalinhada, está trabalhando pra fora de alguma engrenagem, tem a marca interna bem característica disso
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Então o carro estava funcionando normalmente, sei o básico do básico de mecânica apenas tem alguma noção, mas não acho que a válvula termostática estava fora de alguma engrenagem, quando peguei esse carro estava com 130.000 km agora está com 180 isso foi em 2019 de lá para cá já é a terceira vez que troca a correia dentada, assim que peguei fiz a troca da correia e do e do radiador, com 15.000 km a correia estourou, fiz a retífica do cabeçote troquei a correia dentada, e a bomba d'água, só que aí nisso o mecânico tirou a válvula termostática, passou um ano e dois meses, o carro ferveu o defeito era que a leta da bomba d'água tinha quebrado, deve ser porque estava sem válvula é a bomba trabalhava demais assim eu acho, então trocou a bomba d'água a correia dentada de novo, passou seis meses mandei colocar a válvula termostática fiz uma limpeza no radiador e sempre uso aditivo, e agora o carro ferveu, troquei a correia dentada de novo e a válvula termostática, e desde da segunda vez pedir para os mecânicos verificar o porquê da válvula ter estragado tão rápido, não é normal para nenhum carro ainda mais com Corsa, tô ficando chateado pois já gastei no carro mais do que ele vale, fiz a retífica duas vezes troquei a correia dentada três vezes troquei a bomba d'água duas já troquei embreagem fiz o câmbio zero, freio revisado pastilha de freio Nova disco de freio novo quatro pneu zero, troquei homocinética e coifas, só não mexi na suspensão porque ainda está boa, quando preciso viajar o carro nunca me deixa na mão mas não é normal para um Corsa ter esse problema de correia de esquentar, como disse sempre uso aditivo, e nas revisões sempre troca o óleo filtro de óleo filtro de combustível filtro de ar, sou rigoroso com isso mas esse desgaste prematuro da correia está me deixando doido, já levei dois mecânicos diferentes ambos são bons, mas até então disseram que as engrenagens está tudo certo e não tem nada desalinhado, eu tô com maior cuidado com o carro não sou de correr até porque o carro é 1.0, raramente ando com carro cheio e sempre ando de boa inclusive não sou de reduzir muito porque sempre ando de boa, mas agora é esperar se eu tiver que trocar a correia menos de dois anos vou passar para frente.
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Algumas vezes que escrevi válvula termostática na verdade eu quis dizer correia dentada, acabei escrevendo errado no post acima, mas é isso já dei uma geral no carro não consegui fazer a funilaria dele nem a tapeçaria porque ele dá esses problemas e como o motor é prioridade eu sempre arrumo, o carro está zero troquei a junta da tampa de válvula que estava vazando, não gostava de olhar o motor e ver o bloco do motor sujo de óleo, e agora para ficar zero falta só trocar a junta do carter pois está pingando óleo bem pouco mas o certo é não pingar nada, a única coisa de mecânica que falta fazer no carro é colocar o catalisador pois estava ruim eu tirei eu não tive condições de por ainda, pois quando pensei em colocar tive que gastar com essa revisão de novo.
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falo mais nada, se vc leva num mecânico, o cara vê essa correia marcada por andar na quina das polias, vê nitidamente ela pra fora das polias e frequentemente ter problema c a correia ainda te fala q isso é normal, eu q devo ser muito chato (sou mesmo, ajusto a corrente da moto e aperto de volta a roda com torquimetro pra não moer os rolamentos do cubo, então já viu)
mas q seu carro vai muito além só desse problema.....conseguir ferver sem termostática, só se conseguiu rancar todas as pás da bomba, e como vc acha q ela trabalhava demais sem a termostática pra isso acontecer, se ela trabalha com a rotação do motor? a vez q explodi o rotor de uma bomba d'água, eu andava a temperatura chegava no meio, eu parava, deixava no contato pq no caso a ventoinha funcionava, baixava eu seguia viagem e assim fiz ate em casa, sim eu tinha termostática, mesmo com turbo q a galera ama rancar, eu tinha a termostática, o rotor explodiu pq ja era antigo e plástico, qnd despirocava pressão q o giro subia q nem foguete uma hora explodiu...
vc definitivamente tem uma serie de problemas camuflados ai...so o q relatou não tem nada de normal....e a tendência é piorar, la se vai mais passes no cabeçote, eleva a compressão, q com isso eleva a temperatura nas câmaras....
se vc já ta com a ideia de esperar a próxima quebra pra mandar embora o carro, arrume e mande embora antes da quebra, se não for a fundo e achar a origem dos problemas, vai viver de trocar correia e retifica no cabeçote, daqui a pouco chega no ponto q o cabeçote não aceita nem passe mais, e o prejuízo se torna ainda maior pq vai morrer num cabeçote novo
mas q seu carro vai muito além só desse problema.....conseguir ferver sem termostática, só se conseguiu rancar todas as pás da bomba, e como vc acha q ela trabalhava demais sem a termostática pra isso acontecer, se ela trabalha com a rotação do motor? a vez q explodi o rotor de uma bomba d'água, eu andava a temperatura chegava no meio, eu parava, deixava no contato pq no caso a ventoinha funcionava, baixava eu seguia viagem e assim fiz ate em casa, sim eu tinha termostática, mesmo com turbo q a galera ama rancar, eu tinha a termostática, o rotor explodiu pq ja era antigo e plástico, qnd despirocava pressão q o giro subia q nem foguete uma hora explodiu...
vc definitivamente tem uma serie de problemas camuflados ai...so o q relatou não tem nada de normal....e a tendência é piorar, la se vai mais passes no cabeçote, eleva a compressão, q com isso eleva a temperatura nas câmaras....
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