Fiz uns levantamentos e pesquisas... estou adiantando, pois não posso garantir a hora que entrarei e nem se conseguirei participar hoje.
O S20.3
Chamado de "Interruptor do Compressor – Alta Pressão – Comando do Ventilador do Radiador", aparece em:
775 - embaixo de K52/70 > motor Harison ??? 1.4 DOHC a partir de JUL/98 (com cebolão) (1)
1475 - embaixo de K52/70 > motor 1.0, 1.4 e 1.6 gasolina a partir de JAN/95 (com cebolão) (1)
3590 - embaixo de K52/70 > motor Harison ??? 1.6 DOHC a parir de SET/98 (sem cebolão) (1)
Chamado de "Interruptor de Pressão – Ventilador do Radiador – A/C" aparece em:
993 - embaixo de K52/70 > IEFI 6(?) / MPFI SOHC até SET/98 (sem cebolão) (2)
3093 - embaixo de K52/70 > IEFI 6(?) / MPFI SOHC (AC ZEXEL) a partir de SET/98 (sem cebolão) (2)
3156 - aparece envolvido com "AC request" > Motor ITMS - 6F 1.6 e 1.0 DOHC (ZEXEL) a partir de SET/98 (Sem cebolão) (3)
3689 - em baixo de K140/160 (papel semelhante a K56/70), em motor diesel (detalhe que o M11 só funciona em alta) (1)
(1) pra onde vai a ligação de baixo ?
(2) vai pra ECU, J1- D1 (splice) e mais vários pontos... terra bloco do motor. ("E" dentro de um triângulo)
(3) vai pra 1231(?) - AC request
Dei uma olhada em compressores CVC, tem muitas variantes...mecânica, eletrônica, eletrônica controlada, sem embragem, com embreagem...
Achei este vídeo bem instrutivo... https://www.youtube.com/watch?v=bh1dPfpbcAE
Parece que por algum tempo e em alguns carros, este sistema funcionou também com a embreagem (ligando e desligando), até que a embreagem foi eliminada por completo e o controle é feito pela ECU ou no mínimo por um sensor de temperatura específico, que funciona controlando a abertura da válvula torre.
Pelo vídeo, pode-se verificar o alívio de "peso" no sistema, roubando menos cavalos na partida, exatamente como o Fernando disse.
O problema é como identificar essa introdução do CVC nos Corsas, em que ano e qual das variações? Não consegui pelos esquemas...
Também não creio que os pressostatos tenham sido eliminados, ao menos o de alta e baixa, pois é a única forma que vejo de o sistema saber quando e se falta gás ou a coisa está à caminho de explodir. Se isso for verdadeiro, ou ele mudou o part number ou trocou-se as conexões dos fios... também não identifiquei nada pelos esquemas.
[DOWNLOAD] - Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v
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Fernando e Bange, acho que foi o diagramador que errou. Ele quis dizer Delphi|Mahle|Valeo no "pdf de diagramas de 2010". Na verdade ele deveria ter feito a distinção de quando foi a mudança de Zexel para Delphi|Mahle|Valeo, em 2003. As coordenadas 30xx (A/C Set/98 em diante) na verdade são para Zexel no "pdf de diagramas de 98" e Delphi|Mahle|Valeo no "pdf de diagramas de 2010"
É uma pena que o peçachevrolet tenha mudado. Agora ele se dividiu em peçachevrolet para pessoa física, com a compra direta de peças e peçachevrolet espaço reparador, que é onde ficaria o cepchev novo... mas até agora não está no ar para mim...
Então tive que voltar ao bom e velho chepchep (para os íntimos) onde obtive as seguintes informações:
94 a 98 Delphi-Harrison 01135025 | 01135295
99 a 2003 Zexel 93333760
2003/2003 Delphi CVC 93306265
2003/ Delphi|Mahle|Valeo CVC 93310443
2003/ Delphi|Mahle|Valeo CVC 93381741
As coordenadas 9xx são para A/C 96-Set/98
As coordenadas 30xx são para A/C Set/98 em diante
Então, um resumo do que apresentam os diagramas:
Coordenadas 9xx, diagrama de 98: sem termostato, Y1 é compressor. Delphi-Harrison
Coordenadas 9xx, diagrama de 2010: sem termostato, Y1 é compressor. Delphi-Harrison
Coordenadas 30xx, diagrama de 98: com termostato, Y1 é compressor. Zexel
Coordenadas 30xx, diagrama de 2010: sem termostato, Y1 é compressor. Delphi|Mahle|Valeo CVC
Em todos MPFI 8v, o Y1 (que é controlado pelo relê R1, K60) é designado como "compressor" e não como "embreagem do compressor"
O Y1 só é designado como "embreagem" para:
Compressor Harrison dos 16v Julho/98 em diante,
Compressor dos EFI Jan/95 em diante e
Compressor Harrison dos 16v até Set/98
Entãom surgem novas dúvidas... lhes pergunto:
Por que o projeto 96-Set/98 (coord 9xx), Delphi-Harrison, não tem termostato nem o Y1 como embreagem tanto nos diagramas de 98 quanto nos de 2010? Esse Delphi-Harrison já era de deslocamento variável? Parece que sim... se for o Harrison V5 (que entrou em produção em 87) onde o controle da embreagem é interno ao compressor e não pelo relês do sistema
Por que o projeto pós-Set/98 em diante (coord 30xx), Zexel (diagrama de 98) não tem Y1 como "embreagem"? A embreagem do Zexel é ele mesmo que controla?
O projeto de 98 em diante no diagrama de 2010, ok... ali já era CVC e não tem termostato nem embreagem, mas sim um atuador controlado pelo próprio compressor, segundo breves pesquisas
Uma hipóstese para o S20.3, até prova em contrário:
O S20.3 nunca foi, em nenhum MPFI, interruptor de ciclagem (como dizem as apostilas). Quem interrompe o ciclo nos Zexel dos MPFI em condições normais é o s20.1 a 2 bar. O s20.3 atua para abaixar a pressão da linha de alta se esta ultrapassar 19 bar, ativando a vel.2 das ventoinhas. Mas este não é o conceito de interrompimento da ciclagem
A única maneira do S20.3 interromper o ciclo do compressor seria se a ECU o fizesse por conta do negativo que vai para o A5 quando o S20.3 fecha. Já que o S20.3 jumpeia o A5 com o D1 (que está ligado direto na massa). O que não parece ser o caso, não li sobre isso em canto nenhum. A única entrada que a ECU recebe do sistema de A/C é o A/C Request pelo D5 (que passa pelos s20.1 e s20.2 nos Zexel, mas não nos Delphi|Mahle|Valeo CVC). E as únicas saídas são através do A3 (A/C Cutoff, bobina do K60), A4 (vel. min, bobina do K51) e do A5 (vel max, bobinas do K52 e K70)
A apostila terá que ter uma nova revisão. Adicionando o relê R11 (K71) e o termostato S130 anti-congelamento para carros até 2003 com Zexel. E uma observação de que alguns 2003 e todos 2004 já não contavam com R11 (K71) nem S130. Quanto ao R1(K60), que nas revisões iniciais chamei de "relê de corte" e recentemente mudei para "relê da embreagem do compressor", vai ter que ser alterado quando se descobrir quem controla a embreagem dos Zexel dos MPFI e porque o CVC não tem embreagem. Terei ainda que revisar algumas conexões porque o projeto das coordenadas 30xx (AC set/98 em diante) nos diagramas (98-zexel e 2010-delphi) mudou não só no termostato... o A/C request passa pelos S20.1 e S20.2 nos Zexel, e para a apostila eu tomei o esquema dos CVC (coord 30xx, 2010) como base (onde o A/C request vem direto do comando do A/C)
É uma pena que o peçachevrolet tenha mudado. Agora ele se dividiu em peçachevrolet para pessoa física, com a compra direta de peças e peçachevrolet espaço reparador, que é onde ficaria o cepchev novo... mas até agora não está no ar para mim...
Então tive que voltar ao bom e velho chepchep (para os íntimos) onde obtive as seguintes informações:
94 a 98 Delphi-Harrison 01135025 | 01135295
99 a 2003 Zexel 93333760
2003/2003 Delphi CVC 93306265
2003/ Delphi|Mahle|Valeo CVC 93310443
2003/ Delphi|Mahle|Valeo CVC 93381741
As coordenadas 9xx são para A/C 96-Set/98
As coordenadas 30xx são para A/C Set/98 em diante
Então, um resumo do que apresentam os diagramas:
Coordenadas 9xx, diagrama de 98: sem termostato, Y1 é compressor. Delphi-Harrison
Coordenadas 9xx, diagrama de 2010: sem termostato, Y1 é compressor. Delphi-Harrison
Coordenadas 30xx, diagrama de 98: com termostato, Y1 é compressor. Zexel
Coordenadas 30xx, diagrama de 2010: sem termostato, Y1 é compressor. Delphi|Mahle|Valeo CVC
Em todos MPFI 8v, o Y1 (que é controlado pelo relê R1, K60) é designado como "compressor" e não como "embreagem do compressor"
O Y1 só é designado como "embreagem" para:
Compressor Harrison dos 16v Julho/98 em diante,
Compressor dos EFI Jan/95 em diante e
Compressor Harrison dos 16v até Set/98
Entãom surgem novas dúvidas... lhes pergunto:
Por que o projeto 96-Set/98 (coord 9xx), Delphi-Harrison, não tem termostato nem o Y1 como embreagem tanto nos diagramas de 98 quanto nos de 2010? Esse Delphi-Harrison já era de deslocamento variável? Parece que sim... se for o Harrison V5 (que entrou em produção em 87) onde o controle da embreagem é interno ao compressor e não pelo relês do sistema
Por que o projeto pós-Set/98 em diante (coord 30xx), Zexel (diagrama de 98) não tem Y1 como "embreagem"? A embreagem do Zexel é ele mesmo que controla?
O projeto de 98 em diante no diagrama de 2010, ok... ali já era CVC e não tem termostato nem embreagem, mas sim um atuador controlado pelo próprio compressor, segundo breves pesquisas
Uma hipóstese para o S20.3, até prova em contrário:
O S20.3 nunca foi, em nenhum MPFI, interruptor de ciclagem (como dizem as apostilas). Quem interrompe o ciclo nos Zexel dos MPFI em condições normais é o s20.1 a 2 bar. O s20.3 atua para abaixar a pressão da linha de alta se esta ultrapassar 19 bar, ativando a vel.2 das ventoinhas. Mas este não é o conceito de interrompimento da ciclagem
A única maneira do S20.3 interromper o ciclo do compressor seria se a ECU o fizesse por conta do negativo que vai para o A5 quando o S20.3 fecha. Já que o S20.3 jumpeia o A5 com o D1 (que está ligado direto na massa). O que não parece ser o caso, não li sobre isso em canto nenhum. A única entrada que a ECU recebe do sistema de A/C é o A/C Request pelo D5 (que passa pelos s20.1 e s20.2 nos Zexel, mas não nos Delphi|Mahle|Valeo CVC). E as únicas saídas são através do A3 (A/C Cutoff, bobina do K60), A4 (vel. min, bobina do K51) e do A5 (vel max, bobinas do K52 e K70)
A apostila terá que ter uma nova revisão. Adicionando o relê R11 (K71) e o termostato S130 anti-congelamento para carros até 2003 com Zexel. E uma observação de que alguns 2003 e todos 2004 já não contavam com R11 (K71) nem S130. Quanto ao R1(K60), que nas revisões iniciais chamei de "relê de corte" e recentemente mudei para "relê da embreagem do compressor", vai ter que ser alterado quando se descobrir quem controla a embreagem dos Zexel dos MPFI e porque o CVC não tem embreagem. Terei ainda que revisar algumas conexões porque o projeto das coordenadas 30xx (AC set/98 em diante) nos diagramas (98-zexel e 2010-delphi) mudou não só no termostato... o A/C request passa pelos S20.1 e S20.2 nos Zexel, e para a apostila eu tomei o esquema dos CVC (coord 30xx, 2010) como base (onde o A/C request vem direto do comando do A/C)
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Todos para massa
Aí está estranho... é dos diagramas de 2010 né? Porque nos diagramas de 98, na coordenada citada, ali é um S109 (Interruptor de aceleração). Claramente, os dois são sistemas diferentes. O Diagrama de 98 cita que é um Zexel. O de 2010 cita que também é Zexel, mas como demonstrei acima, não dá para confiar no que diz o diagrama de 2010 quanto ao compressor usado. De qualquer forma, dá a entender que no 3156 de 2010, o S20.3 pede um A/C Cutoff através do A/C Request. Parece estranho, mas é porque a central dos 16v em 12xx tem mais de um A/C Request... um em 1225 e outro em 1231
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Tô na área ainda... mas aguardando um telefonema...
Sim... vi ainda a pouco que toda a linha de coordenada onde qualquer fio se conecta, é massa e a coordenada serve também como referência para os dígitos que se encontram em um retângulo qualquer dentro dos esquema.
Para o Ac request, estou interpretando da seguinte forma:
O motorista aciona S101.1... vai bateria via S20.1 e .2... essa bateria vai operar o K26, ao mesmo tempo que faz um "request" de AC para a ECU.
K26 operado, liga tanto a cabine como as ventoinhas na vel 1... qando a ECU tiver tempo (rsrs) ela atende o "request" (ECU AC CUT OFF), com terra, que opera K60... como a bateria já estava disponível em seu pino 30, ela passa pra 87, que opera Y1.
Editado: Está correto haver terra abaixo de Y1... que é a solenoide do compressor...V8 é o diodo que corta pico inverso de qualquer indutor, como solenóides de relé ou não.
Sim... vi ainda a pouco que toda a linha de coordenada onde qualquer fio se conecta, é massa e a coordenada serve também como referência para os dígitos que se encontram em um retângulo qualquer dentro dos esquema.
Para o Ac request, estou interpretando da seguinte forma:
O motorista aciona S101.1... vai bateria via S20.1 e .2... essa bateria vai operar o K26, ao mesmo tempo que faz um "request" de AC para a ECU.
K26 operado, liga tanto a cabine como as ventoinhas na vel 1... qando a ECU tiver tempo (rsrs) ela atende o "request" (ECU AC CUT OFF), com terra, que opera K60... como a bateria já estava disponível em seu pino 30, ela passa pra 87, que opera Y1.
Editado: Está correto haver terra abaixo de Y1... que é a solenoide do compressor...V8 é o diodo que corta pico inverso de qualquer indutor, como solenóides de relé ou não.
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Meu entendimento também... mas aí você está falando do 30xx dos diagramas de 2010. Achei que iria comentar sobre o deslocado AC/Request do 31xx de 98 e de 2010Para o Ac request, estou interpretando da seguinte forma:
Instalei um filtro RC aqui no contator geral de casa (CA). Fiz um projeto chique, tem um relê temporizador primeiro, que depois ele aciona um relê supervisor que tem tudo que é tipo de monitoramento, que depois aciona a bobina do contator e liga a casa toda rsrsrs... exagero, mas é bom... tem mais uma coisinhas, IDR para todo lado, varistores de tudo que é tipo, disjuntor de caixa moldada... aqui a energia varia muito.V8 é o diodo que corta pico inverso de qualquer indutor, como solenóides de relé ou não.
Lá pelas 23 ou 24 eu dou o ar da graça, ainda estou enrolado aqui
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Falando em corrente inversa, me lembrou uma dúvida que tenho faz tempo... você encontra alguma explicação, fora a econômica, para esses relês duplos de farol não terem diodos nas bobinas? Nem os melhorzinhos como Bergman e Marelli tem
E já comparou um relê original GM com esses aftermarket? Outro dia abri o original das setas e um desses DNI... jesus...
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O Zexel dos 99-2003 é um DCV-11G ou DCV-11J de 150cc fixas e o mais gentil que chamam ele aqui no fórum é de maldito para cima hahahaha... não achei mais informações
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O antigo sistema de pressostato foi substituído pelo transdutor eletrônico, que ao invés de ser uma chave liga/desliga, é um sensor eletrônico que informa a ECU sobre a pressão (ou falta de) e ela que toma as decisões.Bange escreveu: ↑Sexta-feira 29 2022f Abril 2022 02:32:08 PM
Também não creio que os pressostatos tenham sido eliminados, ao menos o de alta e baixa, pois é a única forma que vejo de o sistema saber quando e se falta gás ou a coisa está à caminho de explodir. Se isso for verdadeiro, ou ele mudou o part number ou trocou-se as conexões dos fios... também não identifiquei nada pelos esquemas.
Aí o dito-cujo, até com part number:
É isso mesmo, o Harrison era basicamente a mesma coisa que os últimos Deplhi CVC.
O CVC tem sim embreagem.
Compressor sem embreagem é só de carros beeem mais modernos.
Meu 2012 com embreagem (que é o mesmo dos últimos Classic):
Mas lembre que no brasil tudo que é diferente, "não presta"... Então opinião é algo bem complicado...
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- Contato:
Esqueci de perguntar (aliás, sinto falta da opção editar nos posts), vocês não têm esses manuais?
Pra mim eles são bem menos confusos de entender do que o do site da Chevrolet, reparei que lá eles deram uma unificada nas coisas e deixaram outras de fora.
Pra mim eles são bem menos confusos de entender do que o do site da Chevrolet, reparei que lá eles deram uma unificada nas coisas e deixaram outras de fora.
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Somos simples mortais...Fernando 4100 escreveu: ↑Sábado 30 2022f Abril 2022 04:41:40 AM Esqueci de perguntar (aliás, sinto falta da opção editar nos posts), vocês não têm esses manuais?
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