[DOWNLOAD] - Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por Bange »

Pelo computador..
Baixou tranquilo..

Pelo celular...
Baixou, descompactou, mas não acho os arquivos....
Vc já tentou pelo celular... creio que são muito grandes... ao menos no meu não vai.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Sim, aqui funciona direitinho. Testei em um tablet e um celular samsung


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Que barato, aquele código de miniatura oficial Opel é de verdade mesmo. Olha aí o GSI preto de código 90485346

Imagem

34 dólares no Ebay, vindo da Alemanha
https://www.ebay.com/itm/185209609851


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

// Continuação da conversa com Bange, do tópico viewtopic.php?p=1027890#p1027890

Baseado nas nossas últimas conversas, fiz algumas alterações na apostila.

Mas antes, uma nota sobre a limitação de espaço. A fonte da página dos fusíveis é a menor de todas as páginas da apostila, não convém diminuí-la porque senão tornaria a visualização incômoda no computador. O contrário acontece com a Apostila impressa, onde a fonte da página dos fusíveis é de tamanho aceitável e as fontes das outras página ficaram grandes. Então, tenho que balancear essa questão de visualização no computador e visualização impressa. A propósito, qual sua opinião sobre o tamanho da fonte tanto da página dos fusíveis quanto do resto da apostila?

Continuando, mas sem diminuir a fonte, consegui deslocar a parte dos relês do A/C em 8 espaços de caracteres para a esquerda, porém, como tive que adicionar as cores de cada relê, sobrou pouco espaço adicional para as mudanças que estávamos discutindo. Dessa forma, a palavra "Ventoinha interna ao cofre" não cabe no texto. Se abreviá-la, "vent interna ao cofre" fica pior, ambíguo com "ventilação interna". Da mesma forma, pode ser percepção só minha, mas "ventoinha interna" sem citar "ao cofre" pode dar a entender que é o motor de ventilação interna. Prossegui com Ventoinha do Radiador / Ventoinha do Condensador. Mudei ainda o texto do R1, do K51, do K26, do K52 e do K70. Perceba como é sacrificado explicar de uma maneira ampla em tão pouco espaço, mas acho que consegui. Principalmente nos K70 e K52. "Op. conj" no K52 é complicado de entender, mas abaixo, como está em extenso "Operação conj.", acho que o leitor vai entender que se trata de "operação conjunta"

Imagem

Anteriormente eu havia trocado a palavra "corrente de ruptura" por "corrente nominal" na cabeça da parte "fusíveis"... Você acha que o número que está impresso nos fusíveis é a corrente de ruptura ou a nominal deles? Estou em dúvida. Preciso pegar algum pdf da Littelfuse.

Inseri ainda um "3" sobrescrito na parte dos relês do A/C, indicando uma nota. É a seguinte:

Imagem

E no F20, estava ambíguo. Se lia "Terminal 30 do Relê da Ventoinha (s/AC) ou Ventoinha do Condensador..." Mudei porque dá ambiguidade de entendimento. Se pode entender que o "terminal 30 do relê" também vale para a Vent. do Condensador

Imagem

Nas ilustrações dos relês, inseri a informação sobre as cores:

Imagem

Me diga o que achou das mudanças

Mudando de assunto, me surgiu uma idéia agora há pouco. E se escrevêssemos algo sobre o funcionamento do circuito do A/C e também sobre o circuito das Setas? São ambos circuitos complexos. Mereciam uma página própria. Mas enfim, mudanças futuras na apostila.

No curto prazo, ela precisa de adequação da Chave de Ventilação para o A/C (ou um item novo, Chave de Ventilação c/AC, se não couber o texto) e também o conector para o Motor da Ventilação Interna c/AC. Ambos estão presentes na apostila só na versão s/AC.

Os dois conectores da ECU me incomodam estarem em páginas separadas. Preciso fazer mais estudos de layout para ver se consigo colocá-los na mesma página. Talvez diminuindo a foto dos conectores e também a fonte (usando o mesmo tamanho da fonte da página dos fusíveis)... mas não é certo que vá funcionar

Ainda para as revisões futuras, há necessidade de se incluir os conectores Door-Off e também os conectores internos pós-door-off que ficam dentro da porta. Ainda, os conectores dos motores dos retrovisores, dos motores dos faróis e dos motores dos vidros elétricos. Porém, como meu carro não tem nenhum desses itens, preciso dar muita sorte de encontrar uma foto decente deles na internet. Dos Door-Off já encontrei, mas é só do fêmea. Dos outros, nada..

Quanto à sua penúltima mensagem de ontem, sobre o "ponto de conexão" do F17.... Estava falando dos conectores dos motores e dos relês? Ou do ponto de derivação da alimentação? Se for sobre a falta generalizada dos conectores de tudo que é tipo nos diagramas, é só observar a quantidade de items na Apostila que não tem nome que começa com X... pois todo "X" é conector (x5, x4, x17..). Nem o conector da ECU mereceu uma designação. Tampouco os faróis, setas, conectores das alvancas, alarme e por aí vai... mas já o do TID tem designação (X23)... vai entender.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Você acha que o número que está impresso nos fusíveis é a corrente de ruptura ou a nominal deles? Estou em dúvida.

É a corrente nominal. Achei um PDF bacana da Littelfuse em https://m.littelfuse.com/~/media/automo ... eology.pdf
Segue a curva dos Littelfuse MAXI

Imagem
Um Littelfuse Maxi de 20A demora 1 segundo para abrir o circuito com 80 amperes. Com 30 amperes, ele demora 100 segundos. Abaixo de 30 amperes, uma eternidade


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Confesso que ainda não li toda a apostila, apenas as partes que estamos dialogando, e estão boas.

Segue uma sugestão para contornar a largura do texto (o nr ao lado é a quant. de caracteres), mas tem uma linha adicional... creio que não seja problema.

K6: (3001) Az, Principal do AC e ventilação da cabine 53
K7: (3029) VD, Velocidade 4 da ventilação da cabine 51
K51: (3068) VD, Veloc. 1 p/ ventoinhas do arrefecimento 55
K26: (3065) CZ, Veloc. 1 p/ cabine e ventoinhas c/ AC ligado 60
K52*: (3084) PR, Troca das velocidades 1 e 2 das ventoinhas 59
K70*: (3088) AM, Troca das velocidades 1 e 2 das ventoinhas 59
(*) Estes relés operam em conjunto 34

Confirmando, sim, o nr. impresso/inscrito no fusível é a corrente de ruptura.

Para o F20, vale qualquer detalhamento, mas se em outras versões não for exatamente a mesma coisa, complica... se houver mais de uma, melhor nada falar, pois maiores detalhes podem e deem ser ser pegos direto no esquema.

Para as cores dos soquetes, ficou legal... vc não colocou cor para o da embreagem do AC... se não houver um padrão como no outro conjunto, tudo bem, mas ao menos põe as referência de R1/K60.

Toda mudança é boa... no mínimo na intenção... mas é difícil agradar a gregos e troianos, alguém sempre fará críticas... vc está com uma preocupação (capricho) que deveria ter ocorrido no nascedouro pela GM, se de fato pensasse um pouco mais nos usuários... parabéns!

Pode-se falar sim, e eu até me proponho a contribuir... mas temos que ver um modo genérico que se adapte a todos os modelos e variações possíveis, caso contrário vira um manual tão grande quanto este trabalho.

Cara, anota num caderninho tudo que vc imagina de esclarecimentos ou melhorias e vamos realizando por partes, igual ao esquartejador...(rsrs)

Ponto de conexão do F17... foi só no ponto de conexão mesmo, pois existem vários métodos de se criar esquemas... tem com voltinhas, tem com pontinhos, tem con tracejados... esse da GM me parece um misto que tem como base a política da Philips, desde a época das TV's à válvula, mas talvez pela qualidade do material, em alguns casos complica, eu apenas achei interessante separar ou definir qual o positivo que alimenta as bobinas dos relés, que sem o ponto mais acentuado, não ficava claro... evidente que quem tem algum conhecimento, percebe que não pode ser pelos dois (F17 e F20), e que de tudo que aparece no esquema, os maiores consumidores são os motores, logo, eles é que devem ter o maior dos dois fusíveis.

Para os fusíveis, deixa sem nada ou pode colocar "ruptura" mesmo... se entrar no buraco do queijo, vc vai ver que o mesmo fusível se rompe não com um valor exato, mas dentro de uma faixa que depende do tempo em que ele foi submetido aquela corrente, que depende da carga que ele monitora e da tensão (lembrar que no carro a tensão varia entre 12 e até 14V).

Mas é isso aí... vamos tocando em frente... bração!


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Rev.1c no ar nos 3 drives:
Gogle Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing
Proton Drive: https://drive.protonmail.com/urls/SN05J ... gfc151sxNT
Sync: https://ln5.sync.com/dl/54ddd7500/nmjwa ... 7-td7a7k6a

Mais tarde eu apareço para discorrer sobre as mudanças e continuar com o bate papo com o Bange


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Mudanças Rev.1c

Troca do texto da parte dos relês do A/C para melhor descrever a função deles
Adição de texto da distinção entre as duas ventoinhas do A/C
Correção dos terminais de um dos relês
Correção do código GM do relê Amarelo do A/C
Adição das cores dos relês do A/C nas páginas 4 e 6
Adição do nome-código de diagrama para os relês na página 6
Alteração do texto "relê de corte" para "relê da embreagem do compressor" por toda apostila
Alteração do texto "ventilação interna" para "ventilação da cabine" por toda apostila
Pequenas correções de diagramação
Pequenos ajustes de algumas palavras, sem discordância com o significado anterior que dava a Rev.1b


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Cara, anota num caderninho tudo que vc imagina de esclarecimentos ou melhorias e vamos realizando por partes, igual ao esquartejador...(rsrs)
Já tenho, desde o começo da apostila tem um caderno que acompanha ela. Dezenas de páginas cheias de garranchos sobre a elétrica do Corsa.
Ponto de conexão do F17... foi só no ponto de conexão mesmo, pois existem vários métodos de se criar esquemas...
Era o que eu havia entendido mesmo, sobre os pontos. Eu tenho uma pequena coleção de revistas de eletrônica e mecatrônica do final dos anos 90/ começo dos 2000. Umas 50 revistas, daquelas que tem os esquemas elétricos, sugestões de circuitos, etc. Em todas, se usa a notação convencional da linha passar por cima da outra, fazendo o pontinho na conexão. Aquele pulinho é coisa recente aqui nos diagramas nacionais né.
Eu fiz alguns diagramas para instalação personalizada de acessórios aqui no carro. Alarme positron, central de vidros elétricos, faróis de milha, iluminação da caçamba, bendix para abrir a tampa da caçamba, trava da portinhola do tanque, botão para abrir a portinhola, botão para abrir a caçamba, temporizador e dimmer das luzes internas, retrovisores elétricos com módulo de tilt down, rastreador GPS, enfim... eu vou inventando. Havia feito todos com as linhas se cruzando. Alguns diagramas tem tantas linhas, que ficou uma bagunça visualizar rapidamente tudo. Estou aos poucos trocando pelos pulinhos quando as linhas se cruzam.

Sobre as mudanças nos textos dos relês, fiz um amálgama das suas sugestões e das minhas. O "radiador" acabou ficando no K70 por um motivo muito simples: o K52 consegue operar sem o K70. Então, se um usuário estiver com problema no K70 (sem saber) e a ventoinha do radiador desligar quando for para entrar na velocidade 2, mas a M11 entrar na velocidade 2, é necessário ele saber da relação do K70 com a M4.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Em que esquema vc está vendo o K52 operar em separado do K70 (ou vice-versa) ?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”