[DÚVIDA] - Cheiro forte de gasolina e fumaça branca. O q fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
RitaP
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 26 2009f Outubro 2009 12:27:59 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Cheiro forte de gasolina e fumaça branca. O q faz

Mensagem por RitaP »

Amigos meu nome é Rita e estou com o seguinte problema. Tenho um corsa sedan classic 2004 que ao ligar o mesmo fica com aceleração instavel além de forte cheiro de gasolina e fumaça branca saindo pelo escapamento. O carro um dia bateu com o catalizador em um buraco e o mesmo foi substituido na oficina, não pelo original e ficou menos de um mês e acabou derretendo. Voltei na oficina e colocaram outro catalizador, o funcionario disse que poderia ser algum sensor com defeito fazendo a leitura errada e com isso causando mistura rica de combustivel danificando assim o catalizador. Na mesma, passaram aquele aparelho "Raster" desculpe se estiver errado o nome, e o mesmo não acusou problema nenhum. O funcionário vendo o resultado me informou que poderia ser o modulo de injeção. Fui na concecionária e o valor do módulo esta em R$ 4.175,00. O que pode ser. Alguem já teve um roblema parecido. Com relação ao carro o mesmo desenvolve bem, não tem nenhum defeito além deste descrito acima. Por favor me ajudem.
Avatar do usuário
rodrigo.marassa.ojeda
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo.marassa.ojeda »

Oi Rita!

Acho que pela descrição do problema pode ser sonda lambda... Se for isso é só trocar que resolve. É ela a responsável por mandar para a central da injeção (ECU) os dados sobre a queima da mistura ar/combustível. Se ela estiver queimada, a injeção usa valores padrão para todas as situações, o que deixa o funcionamento insatisfatório.

Provavelmente sua mistura esteja muito rica e a gasolina não é totalmente queimada. Dai ela acaba indo parar no catalizador e, como ele trabalha com temperaturas altíssimas, ela acaba queimando lá dentro e estragando a peça.

Se for a ECU, não vale pegar nova. É melhor procurar em ferro velho por um carro com características iguais aos seu e comprar usada, que sairá uns R$ 400,00 +-.
_____________________________________

\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
RitaP
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 26 2009f Outubro 2009 12:27:59 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RitaP »

Obrigado por responder Rodrigo. Irei trocar a sonda lambda e lhe falo. Verifiquei que o meu carro após ligar e dar cheiro de gasolina, depois de um tempinho o escapamento fica com um barulho gof gof fazendo a lenta instavel e saindo umas gotas de água. O que pode ser, gasolina batizada, parei de colocar gasolina comum e estou só colocando aditivada em um posto de boas referencias.
Avatar do usuário
rodrigo.marassa.ojeda
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo.marassa.ojeda »

Rita, peça para o mecânico testar sua sonda lambda antes de trocar para ter certeza que realmente é a sonda. Se não for ela, você terá gastado em vão.

Quanto ao barulho, não consegui imaginar como seria pela sua descrição, mas é normal sair um pouco de água do escape dependendo da situação (temperatura do motor, do escapamento, do ambiente e umidade do ar). Com o carro bem quente e o escapamento idem, não deverá sair na maior parte das situações.

O que pode ter ocasionado o barulho é novamente o catalizador, que pode ter estragado por ainda estar recebendo gasolina sem queimar e esta se inflamar em seu interior.

Quanto a gasolina, se você sempre usou a comum, ao trocar para a aditivada ela pode soltar alguma sujeira e dar umas falhadas. A diferença entre elas é que a aditivada tem detergentes para limpeza do sistema de injeção (tanque, mangueiras, flauta e bicos). Esse detergente derrete a sujeira e faz ela queimar na combustão. Como você usava somente comum antes, é normal que ela possa ter acumulado alguma sujeira mais grossa, que deverá ser eliminada pela aditivada.
_____________________________________

\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao vai nessa de trocar tudo q sugerirem nao....

vai em outra oficina explica nao é passar no scaner e ver a memoria de erros da central, os sensores podem estar com valores de leitura incorretos mas ainda dentro do "padrao" e toleravel pela central..vai do bom senso de quem usa o scaner
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
rodrigo.marassa.ojeda
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo.marassa.ojeda »

SemControle escreveu:nao vai nessa de trocar tudo q sugerirem nao....

vai em outra oficina explica nao é passar no scaner e ver a memoria de erros da central, os sensores podem estar com valores de leitura incorretos mas ainda dentro do "padrao" e toleravel pela central..vai do bom senso de quem usa o scaner


Assino embaixo! Concordo contigo SemControle... Se a gente não se cuidar essas oficinas nos enganam e fazem a gente gastar bem mais com coisas desnecessárias. É como médico, sempre é bom ter uma segunda opinião...
_____________________________________

\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem q comecar sentindo o cheiro de gasolina
dentro do carro, no cofre, no escap
a fumaca é tipica de alcool?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
marcelo binato
:: GLS ::
Mensagens: 1950
Registrado em: Sábado 06 2010f Fevereiro 2010 11:16:03 AM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por marcelo binato »

Boa tarde pessoal, achei um cumulo a conversa desse mecanico, tem tanta gente que reajusta o modulo,, chipa, troca memoria do code, um problema que aqui na minha cidade mesmo pequena tem bastante gente que faz, É o que os colegas já disseram, fez bem de perguntar poraqui antes.
marcus loco
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Terça-feira 20 2010f Abril 2010 10:57:38 AM
Localização: Mafra - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por marcus loco »

ola colegas do cc !!
desculpe me intrometer !!! mas percebi a alguns dias que meu corsinha 99 tambem esta soltando uma especie de agua do escape..........sera que pode ser gasosa batizada...........ou o msm problema descrito pela colega (alias tambem nao notei nenhuma diferenca no rendimento do carro)
obs:desculpe a falta de acentos ê que o teclado aqui do meu trampo ta zoado.....hehehe
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pode ser sim combustivel com alcool a mais.....vc tem q ver a densidade dessa fumaca, e sem contar q qnt mais frio o clima, mais nota a fumaca
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”